Avaliação de português: Linguagem formal e informal – Música: Era Uma Vez- Sandy e Junior – 7º ano

    Avaliação de Língua Portuguesa, indicada a alunos do sétimo ano do ensino fundamental, com leitura e interpretação de música e poema. Com questões sobre linguagem formal e informal.

    Esta prova de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Atividade de Língua Portuguesa –Poema

1.Leia a tirinha e responda:

    A linguagem empregada na fala das personagens é:

   a.(    )Coloquial  e padrão     

   b.(    )Padrão e culta        

   c.(    )coloquial

   d.(    ) formal

 

   2.Leia o texto abaixo e responda:

    Esse texto apresenta o dialeto do nordestino, ele está escrito na linguagem coloquial. Podemos afirmar     que o nordestino  escreveu “errado” essa declaração de amor? Ele deveria ter utilizado outra    linguagem para se comunicar com a amada? Assinale uma alternativa apenas.

    a.Sim, ele escreveu errado, pois deveria escrever corretamente para a namorada compreender a mensagem.

   b.Não, ele não escreveu errado, por que a namorada dele fala dessa forma, então ele utilizou a linguagem correta para o momento.

 

   3.Se o nordestino fosse escrever uma carta para uma autoridade, qual linguagem ele deveria utilizar?

   a linguagem coloquial também conhecida como informal.

   b. linguagem padrão, também conhecida como culta ou formal.

 

  1. Leia a música e responda às questões que seguem:

   Era Uma Vez- Sandy e Junior

   Era uma vez
   Um lugarzinho no meio do nada                             
   Com sabor de chocolate
  E cheiro de terra molhada

  Era uma vez     
  A riqueza contra a simplicidade
  Uma mostrando pra outra                                       
   Quem dava mais felicidade

  Pra gente ser feliz
   Tem que cultivar
   As nossas amizades
   Os amigos de verdade
  Pra gente ser feliz
  Tem que mergulhar
  Na própria fantasia
  Na nossa liberdade

   REFRÃO
  Uma história de amor
  De aventura e de magia
  Só tem a ver
  Quem já foi criança um dia

    Podemos dizer que a música tem a estrutura de um poema, por quê? Assinale uma alternativa apenas.

    a.(    )Tem versos, tem rimas e está escrito em parágrafos.

    b.(   )Possui versos,  rimas e está estruturado em estrofes ( características do gênero textual poema)

   c.(    )Não, música  não tem estrutura de poema.

   d.(  )Tem verso, tem rimas e está escrito em prosa.

 

  1. Na música temos:

    a.(    )5 estrofes e 21 versos  

     b.(    )20 estrofes e 4 versos

 

  1. As rimas presentes na música em sua maioria são:

    a.(   )alternadas ou cruzadas- a,b,c,b    

    b.(   )opostas ou interpoladas- a,b,b,a    

    c.(   )emparelhadas ou paralela: a,a,b,b

 

  1. Qual é o tema da música:

   a.(   )a música fala sobre uma história de amor de aventura e de magia.

   b.(   )a música ensina como devemos ser feliz.

   c.(   )a música explica que é preciso ser  rico para ser feliz.

   d.(   )a música fala de um lugar no meio do nada e explica como era esse lugar.

 

    8.Assinale a alternativa em que a vírgula está empregada inadequadamente.

   a.(    )Bataguassú, 20 de fevereiro de 2014.

   b.(    )Maria seu jantar, está na mesa.

   c.(    )Pedro, venha cá imediatamente!

  d.(    )Rua Dourados, nº 232, 5º andar.

 

   Observe a imagem abaixo:

 

    9.Qual é o tema do texto:

 

   10.Descreva: 

 

   a.Quantos versos há no poema?

 

   b.Quantas estrofes

 

   c.Quais são as rimas?

 

Por Rosiane Fernandes Silva

Rosiane Fernandes:
Veja também: