Avaliação de português: Lenda da Mãe-do-Ouro – 3º ano

    Avaliação de português com cruzadinhas de sinônimos, antônimos,  dígrafos , emprego do S e SS , classificação de sílabas, e interpretação da lenda: Mãe-do-Ouro. Atividade direcionada para estudantes do terceiro ano.

    Esta prova de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta avaliação em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Avaliação de Língua Portuguesa

1.Faça a leitura das palavras que estão destacadas e complete a cruzadinha com os sinônimos delas:Feliz, grande, devagar, rápido, longe.

 

2.Complete as palavras e marcando um (X) no quadrinho correto:

 

3.No caça-palavras há 8 palavras com dígrafos, após encontrá-las, escreva-as nos espaços abaixo da imagem.

 

4.Escreva com S ou SS as palavras abaixo:

Vaido____o

pa____arinho

pa____ado

pa____eio

va____o

va____ilha

pa____eio

va____oura

avi____o

an___io___o

cla____e

ma____a

 

5.Crie uma frase com os antônimos das palavras seguir: Alegre, preto, gordo, alto.

 

 

6.Separe as sílabas das palavras abaixo e classifique-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

a.café= 

b.bule= 

c.médico= 

d.farinha= 

e.pássaro= 

Leia o texto abaixo:

A Mãe-do-Ouro

    Em Rosário, às margens do rio Cuiabá, morava há muitos anos um mineiro ambicioso e cruel, cujos escravos eram obrigados a lhe entregar, todos os dias, uma certa porção de ouro.

    Um desses escravos, já velho, chamado de Pai Antônio, levou uma semana inteira sem encontrar um grão de ouro. Andava ele triste e cabisbaixo, pensando no castigo que ia sofrer, quando viu à sua frente uma linda mulher de cabelos loiros.

    Perguntou-lhe ela o motivo de sua tristeza, e o escravo contou-lhe o castigo que o esperava por não ter achado ouro. Disse-lhe então a bela mulher:

    _ Vai comprar, para mim, uma fita azul, vermelha e amarela, um pente e um espelho, pois vou ajudá-lo.

    O escravo velho arranjou, depressa, os objetos pedidos e os entregou à moça. Ela então lhe indicou um lugar onde havia muito ouro. O escravo apanhou a sua bateia e conseguiu recolher uma grande quantidade do precioso metal. Levou-a logo ao seu senhor, livrando-se, assim, do castigo que o esperava. A moça loira proibiu-o, porém, de revelar o lugar onde se encontrava a mina de ouro.

    Naturalmente, o senhor do escravo quis saber onde este achara tamanha quantidade de ouro. Mas Pai Antônio recusou-se a dizer o lugar e , por isso, foi cruelmente chicoteado. Todos os dias, ele recebia o mesmo castigo. Não podendo mais suportar tanto sofrimento, implorou à moça que o deixasse contar o segredo ao seu senhor.

    A moça, que era a Mãe-do-Ouro, protetora das minas, atendeu ao pedido de Pai Antônio. E mandou dizer ao dono do escravo que levasse vinte e dois escravos e cavasse a mina até o fundo. Os homens cumpriram as ordens da moça e acharam uma rica jazida de  ouro com a forma de uma árvore. Eles cavaram, cavaram,mas não conseguiram chegar até ao fundo da mina.

    No dia seguinte, a moça disse ao velho que, depois do almoço, desse uma desculpa e se afastasse da mina. O escravo assim fez. O mineiro e os outros escravos continuaram cavando para ver se conseguiam retirar da terra o tronco de ouro com suas raízes.

    Abriram, para isso, um buraco enorme. De repente, tudo ruiu e os homens rolaram para o fundo da mina, sendo esmagados pela avalanche de terra que sobre eles caiu. Assim morreu o mineiro ambicioso e cruel. E Pai Antônio, graças à proteção da Mãe-do-Ouro, foi salvo e viveu mais de cem anos, tranquilo e feliz.

Miranda Santos, Theobaldo- Lendas e Mitos do Brasil – página 127.

7.O texto que você acabou de ler é:

a.(   ) uma lenda

b.(   ) uma fábula

c.(   ) um conto

d.(   ) um mito

 

8.Quem era a Mãe-do-Ouro?

 

 

9.Quem era Pai Antônio?

 

 

10.Qual foi o castigo do mineiro por ele ser tão ambicioso e cruel?

 

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

Rosiane Fernandes:
Veja também: