Avaliação de Português, proposta para estudantes do sexto ano do ensino fundamental, com atividades sobre interjeição, onomatopeia, leitura e análise de tirinhas, paródia(intertextualidade), pronomes e linguagem verbal e não verbal.
Esta avaliação de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Avaliação de Português: Interjeição – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Avaliação de Português: Interjeição – 6º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Avaliação de Português: Interjeição – 6º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Avaliação de português
Leia a tirinha abaixo para responder as questões 1 e 2
1) Identifique a interjeição presente na tirinha acima:
R:
2) A interjeição presente na tirinha da Turma da Mônica expressa sentimento de :
a) ( ) alegria
b) ( ) tristeza
c) ( ) admiração
d) ( ) chamamento
Leia a tirinha atentamente para responder as questões 3 e 4
3) Analise a tirinha, em seguida, escreva a história, em 3ª pessoa.
R:
4) O que a interjeição presente no segundo quadrinho expressa?
a) ( ) um pedido de auxílio.
b) ( ) um sentimento de dor.
c) ( ) um sentimento de tristeza.
d) ( ) um sentimento de espanto.
Leia o texto abaixo para responder as questões de 5 a 9
Título:
Era uma vez uma menina que morava numa torre muito grande. O nome dela era Rapunzel.
Ficava o dia inteiro ouvindo músicas, mexendo no computador, no Facebook ou na academia treinando jiu-jitsu.
Um dia o príncipe falou com ela pelo “Messenger” e disse que iria lá na torre. Chegando lá ele gritou:
-Jogue as suas tranças!
Ela falou:
– Não! Isso tá velho, comprei uma escada eletrônica. Suba!
O príncipe subiu. Eles ouviram músicas, dançaram, conversaram, tiraram fotos e postaram no Facebook.
Só que ela nunca pensou que ele fosse tão faminto. Ele foi a geladeira e comeu quase tudo que havia lá.
Comeu sanduíches, batata frita, carne, mortadela, frutas e até helmann’s; comeu iogurte e mais um monte de alimentos. Rapunzel não se conteve e com seus golpes de ninja do jiu-jitsu bateu nele que foi saindo e gritando:
-Ai! Ui! Para “véi”!
Ela com raiva falou:
-Saia daqui seu comilão, vai comer na casa da tua mãe.
Ele caiu da torre e se quebrou todo, foi parar no hospital…E Rapunzel ficou feliz para sempre.
Isadora de Borba Bini – 6ºC- Adaptado – www.aleituraestanoar.blogspot.com.br
5) Podemos dizer que esse fragmento parodia os contos de fadas? Por quê?
R:
6) Dê um título para a história acima.
R:
7) Identifique na história duas interjeições e explique , qual sentimento elas expressam no contexto?
8) Observe a frase: Ele foi a geladeira e comeu quase tudo que havia lá. As palavras destacadas na frase são classificadas como:
a) pronomes
b) interjeições
c) advérbios
d) verbos
9) Analise a frase a seguir: Ele caiu da torre e se quebrou todo… A palavra destacada é:
a) um pronome indefinido que indica no contexto, uma totalidade afirmativa.
b) um pronome indefinido que indica no contexto, uma totalidade negativa.
Leia a tirinha abaixo para responder as questões de 10 a 11
10) Na carta da Susi lida pela professora no último quadrinho, a quem o pronome ele se refere?
R:
11) No segundo quadrinho podemos observar uma interjeição ou onomatopeia? E qual sentido ela expressa no contexto, ou seja, ela foi utilizada com qual intenção?
R:
Observe a tirinha abaixo e responda as questões de 12 a 13
12) No último quadrinho, a onomatopeia representa que som?
R:
13) Substitua a onomatopeia do último quadrinho por outra que tenha o mesmo significado:
R:
14) Analise a tirinha abaixo, nela podemos observar apenas a linguagem não verbal. Sua função será atribuir a ela a linguagem verbal.
BOA PROVA!
Acredito no seu potencial!
Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras