Avaliação de Português: Interjeição – 6º ano

    Avaliação de Português, proposta para estudantes do sexto ano do ensino fundamental, com atividades sobre interjeição, onomatopeia, leitura e análise de tirinhas, paródia(intertextualidade), pronomes e linguagem verbal e não verbal.

    Esta avaliação de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Avaliação de português

Leia a tirinha abaixo para responder as questões 1 e 2

1) Identifique a interjeição presente na tirinha acima:

R:

 

2) A interjeição presente na tirinha da Turma da Mônica expressa sentimento de :

a) (    ) alegria

b) (    ) tristeza

c) (    ) admiração

d) (    ) chamamento

 

Leia a tirinha atentamente para responder as questões 3 e 4

3) Analise a tirinha, em seguida,  escreva a história, em 3ª pessoa.  

R:

 

4) O que  a interjeição presente no segundo quadrinho expressa?

a) (    ) um pedido de auxílio.

b) (    ) um sentimento de dor.

c) (    ) um sentimento de tristeza.

d) (    ) um sentimento de espanto.

 

Leia o texto abaixo para responder as questões de 5 a 9

Título:

    Era uma vez uma menina que morava numa torre muito grande. O nome dela era Rapunzel.

    Ficava o dia inteiro ouvindo músicas, mexendo no computador, no Facebook ou na academia treinando jiu-jitsu.

    Um dia o príncipe falou com ela pelo “Messenger”  e disse que iria lá na torre. Chegando lá ele gritou:

    -Jogue as suas tranças!

    Ela falou:

    – Não! Isso tá velho, comprei uma escada eletrônica. Suba!

    O príncipe subiu. Eles ouviram músicas, dançaram, conversaram, tiraram fotos e postaram no Facebook.

    Só que ela nunca pensou que ele fosse tão faminto. Ele foi a geladeira e comeu quase tudo que havia lá.

    Comeu sanduíches,  batata frita, carne, mortadela, frutas e até helmann’s;  comeu  iogurte e mais um monte de alimentos. Rapunzel não se conteve e com seus golpes de ninja do jiu-jitsu  bateu nele que foi saindo e gritando:

    -Ai! Ui! Para “véi”!

    Ela com raiva falou:

    -Saia daqui seu comilão, vai comer na casa da tua mãe.

    Ele caiu da torre e se quebrou todo, foi parar no hospital…E Rapunzel ficou feliz para sempre.

Isadora de Borba Bini  – 6ºC- Adaptado – www.aleituraestanoar.blogspot.com.br

 

5) Podemos dizer que esse fragmento parodia os contos de fadas? Por quê?

R:

 

6) Dê um título para a história acima.

R:

 

7) Identifique na história duas interjeições e explique , qual sentimento elas expressam no contexto?

 

8) Observe a frase: Ele foi a geladeira e comeu quase tudo que havia lá.  As palavras destacadas na frase são classificadas como:

a) pronomes

b) interjeições

c) advérbios

d) verbos

 

9) Analise a frase a  seguir: Ele caiu da torre e se quebrou todo… A palavra destacada é:

a) um pronome indefinido que indica no contexto, uma totalidade afirmativa.

b) um pronome indefinido que indica no contexto, uma totalidade negativa.

 

Leia a tirinha abaixo para responder as questões de 10 a 11

10) Na carta da Susi lida pela professora no último quadrinho, a quem o pronome ele se refere?

R:

 

11) No segundo quadrinho podemos observar uma interjeição ou onomatopeia? E qual sentido ela expressa no contexto, ou seja, ela foi utilizada com qual intenção?

R: 

 

Observe a tirinha abaixo e responda as questões de 12 a 13

12) No último quadrinho, a onomatopeia representa que som?

R:

 

13) Substitua a onomatopeia do último quadrinho por outra que tenha o mesmo significado:

R:

 

14) Analise a tirinha abaixo, nela podemos observar apenas a linguagem não verbal. Sua função será atribuir a ela a linguagem verbal.

BOA PROVA!

Acredito no seu potencial!

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva 
Graduada em Letras

Rosiane Fernandes:
Veja também: