Avaliação de português – 8º ou 9º ano

    Avaliação de português, proposta aos estudantes do oitavo ou nono ano do ensino fundamental, com questões de concordância nominal, pesquisa , produção textual, elaboração de mural e leitura e interpretação do texto “O celular”. 

    Esta avaliação de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta prova de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

 

Avaliação de português

01) Escreva correto (C) ou incorreto (I) nas frases a seguir. Considere a concordância das palavras destacadas.

a) (   ) Maria estava meia nervosa ontem. 

b) (   ) Temos motivos bastantes para pedir sua admissão.

c) (   ) Essas maçãs estão muito caras.

d) (   ) Aqueles diários devem ter custado caros.

e) (   ) Marta comeu meia maçã.

f) (   ) É necessário garra para vencer os obstáculos da vida.

g) (   ) Seguem inclusa a atividade e a correção.

 

2) Observe as alternativas abaixo e assinale naquela em que, pluralizando-se a frase, as palavras destacadas permanecem invariáveis:

a) estudei o elementar, caro amigo.

b) O fim justifica o meio.

c) Meia palavra basta, menino.

d) Estava naquele casarão.

 

03) Preencha as lacunas das frases abaixo com uma das palavras indicadas entre parênteses.

a) Nunca use __________palavras com um ancião. (meio – meias)

b) Por favor. Sirva-me ________xícara de chá. (meia – meio)

c) Acho que os filhos________ desejam o bem dos pais. (só- sós)

d) Elas estavam ______no meio da noite escura. (só – sós)

e) As meninas ___________querem decidir como será a festa. (mesmo – mesmas)

 

Leia o texto abaixo e responda às questões de 04 a 09

O CELULAR

    Em uma ocasião, minha filha Karina veio com a seguinte conversa:

    – Pai, eu sei que você não gosta de celular, mas comprei um aparelho e você não quer ficar com o antigo? Olha que é um excelente celular: tira fotografias, acessa internet, toca música, tem jogos e até serve de telefone!

    – Bem eu não gosto de celulares, acho incômodo e vivo esquecendo o danado aqui e ali, mas acabei aceitando, afinal, dizem que cavalo dado não se olha os dentes. Isto me lembrou de uma crônica que li algum tempo atrás, acho que era do Diogo Mainardi, mas não tenho certeza. Na ocasião tinha levado minha “garota” ao médico e lá estava um monte de revistas para passar o tempo. Acabei lendo um texto que achei muito interessante que dizia assim:

    O telefone celular é uma novidade bem recente que ainda não consta em muitos dicionários. O mestre Aurélio morreu conhecendo, no máximo, um telefone sem fio. Na maioria dos dicionários, vai encontrar assim: Celular: que tem células; celulífero, celuloso. Não fala nada de telefone. Por que esse aparelhinho tão sofisticado se chama celular? Eis a grande questão. Poderia se chamar telefone atômico, móbil ( como chamam os espanhóis), ou telefone molecular. Poderia ser telefone celuloide. Mas não. É celular e não se fala mais nisso. O problema é que brasileiro é sempre desligado e acaba se “desligando” que pode desligar o tal aparelho.

(Adaptado e relatado por Darci Men)

 

04) Quais foram os argumentos usados pela menina para convencer o pai a ficar com o aparelho celular?

R: 

 

05) Quem é o mestre Aurélio mencionado no texto?

R:

 

06) Analise a fala: “o telefone celular é uma novidade bem recente que ainda não consta em muitos dicionários”(…) Na maioria dos dicionários, vai encontrar assim: Celular: que tem células; celulífero, celuloso.” Essa realidade mudou? Faça uma pesquisa em um dicionário e procure o significado da palavra celular.

R:

 

07) Responda a pergunta feita pelo pai:” Por que esse aparelhinho tão sofisticado se chama celular?”

R:

 

08) Explique o comentário do pai: “O problema é que brasileiro é sempre desligado e acaba se “desligando” que pode desligar o tal aparelho.” O que ele quis dizer?

R:

 

09) Que nome você daria para o aparelho móvel? Por quê?

R:

 

10) Faça uma pesquisa sobre a história do celular, quando surgiu, quem inventou, qual país faz maior uso do aparelho, qual país não utiliza muito um aparelho móvel? Quem usa mais,  jovens ou adultos? Com que frequência ambos usam o celular? Com qual finalidade ambos usam o celular? As crianças usam celular? Com que finalidade? Qual aplicativo é mais utilizado pelos jovens? Qual aplicativo é  mais utilizado pelos idosos? Pesquise curiosidades envolvendo uso de celular. Pesquise sobre doenças causadas pelo uso excessivo do celular (nomofobia). Pesquise em que o uso do aparelho celular auxilia no mercado de trabalho. Faça uma enquete na sala de aula com os seguintes questionamentos: Você acha que o celular aproxima ou afasta as pessoas? Em que o uso do celular beneficia a sua vida? Em que ele atrapalha? Ao final escreva um texto relatando como você acha que será o celular do futuro. Ele trará algum benefício para a humanidade?  Faça um mural com todas essas informações e exponha na escola. Não esqueça de elaborar gráficos com essas informações. Bom trabalho!

 

 

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras

Rosiane Fernandes:
Veja também: