Avaliação de Língua Portuguesa – 8º ano

    Avaliação de Língua Portuguesa com exercícios sobre: conjunção, linguagem formal e informal, pronomes, verbos, preposições,  período simples e composto e  figuras de linguagem . Está avaliação é  direcionada para estudantes do 8º  ano.

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Avaliação de Língua Portuguesa

  1. Leia o texto abaixo:

Observe a oração:…”perguntou porque eu estava…” a palavra porque  é:

a. um verbo.

b. uma conjunção.

c. um pronome.

 

2. “… eu sou assim tudo que tenho que falar, eu falo na lata…” na oração as palavras grifadas são respectivamente:

a. pronome, advérbios, conjunção e verbo.

b. pronome,verbo, advérbios  e verbo.

c. advérbios, verbo e pronomes.

 

3. Observe a imagem abaixo:

Sabemos que preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos. Portanto no texto acima temos:

a. duas preposições

b. apenas uma preposição

c. nenhuma preposição

 

4. Leia a tirinha:

Na frase: “Hagar! Os construtores de telhado estão aqui!” temos:

a. uma oração com período simples.

b. duas orações com período composto.

c. uma oração com período composto.

 

5. Leia:

Qual é a linguagem utilizada no texto?

a. linguagem coloquial       

b. linguagem padrão

 

6. O texto abaixo foi extraído do facebook de um adolescente.

Este texto está escrito na linguagem coloquial, mais precisamente na linguagem digital, com abreviações e uso de expressões específicas. Apesar de não ser considerada “errada”, devemos utilizá-la em qualquer situação? Assinale uma alternativa apenas.

a. Sim.Essa linguagem pode ser utilizada em uma conversa formal.

b. Não devemos utilizá-la em uma conversa formal, pois a mesma é específica para conversas em redes sociais.

c. Não. Devemos utilizá-la apenas em conversas com os pais.

d. Não.Essa linguagem é específica para conversas em redes sociais, não devemos utilizá-la em uma conversa informal.

 

7. Leia os trechos de músicas abaixo:

a. “Eu nunca mais vou respirar
    Se você não me notar
    Eu posso até morrer de Fome            
    Se você não me amar.”
(Cazuza – Exagerado)

 

b. Não existiria som se não                                 
   Houvesse o silêncio
   Não haveria luz se não
   Fosse a escuridão
   A vida é mesmo assim
   Dia e noite, não e sim …
Certas coisas (Lulu Santos)

As figuras de linguagem representadas nas palavras destacadas  nos dois trechos de músicas são respectivamente:

a. hipérbole e antítese

b. metáfora e aliteração

c. comparação e antítese.

 

8. Leia o “meme” abaixo:

Observe a frase:” não fique chateado…”, “…passar a vida gorda…” as palavras grifadas estão qualificando substantivos, portanto:

a. são pronomes

b. são verbos    

c. são adjetivos

 

9. Observe:

Explique o duplo sentido da oração destacada: “Toda mulher deseja o par perfeito um para o coração e centenas para os pés”.

 

 

10. Analise a oração ““Toda mulher deseja o par perfeito” e responda (V) para verdadeiro e (F) para falso:

a. (   ) Essa oração possui um período composto por duas orações, pois apresenta dois verbos.

b. (   ) Essa oração apresenta um período simples, pois é composta por um verbo apenas.

c. (   ) Essa oração apresenta um sujeito simples.

d. (   ) O núcleo do sujeito dessa oração é “mulher”.

e. (   ) O predicado dessa oração é “deseja o par perfeito”.

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva 
Graduada em Letras

 

Rosiane Fernandes:
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