Avaliação de português voltado a alunos do quarto ano. Esta prova está sendo disponibilizada em dois modelos com as mesmas questões, prova A e B, ambas com as respostas.
Esta avaliação de língua portuguesa está disponível para download em Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (pronto para imprimir).
Baixe esta prova de português em:
Prova – A:
- Word: Avaliação de língua portuguesa – 4º ano (prova A) – Modelo editável
- PDF: Avaliação de língua portuguesa – 4º ano (prova A) – Pronta para imprimir
- Respostas: Avaliação de língua portuguesa – 4º ano (prova A) – Com respostas
Prova – B:
- Word: Avaliação de língua portuguesa – 4º ano (Prova B) – Modelo editável
- PDF: Avaliação de língua portuguesa – 4º ano (Prova B) – Pronta para imprimir
- Respostas: Avaliação de língua portuguesa – 4º ano (Prova B) – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Prova de português
I – LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER AS QUESTÕES DE 1 A 7.
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
HÁ ALGUNS MILHARES DE ANOS AS COISAS ERAM MUITO DIFERENTES, NÃO EXISTIAM CIDADES, CARROS, A ESCRITA, ETC. AS PESSOAS VIVIAM EM CAVERNAS E COMIAM O QUE COLHIAM OU CAÇAVAM.
FOI A PARTIR DA NECESSIDADE DE REGISTRAR OS PENSAMENTOS E PASSAR CONHECIMENTOS, CRIOU-SE AS PINTURAS RUPESTRES (OS DESENHOS NAS CAVERNAS), SENDO USADA COMO UM MEIO DE COMUNICAÇÃO.
MESMO HOJE EM DIA ALGUMAS TRIBOS INDÍGENAS, NÃO UTILIZAM A ESCRITA COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELES PASSAM SEU CONHECIMENTO POR MEIO DE LENDAS.
FORAM CRIADAS INÚMERAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO ESCRITA COMO: CARTA, BILHETE, FAX, TELEGRAFO, LIVRO, JORNAL, E-MAIL, BLOGS, MENSAGEM DE TEXTO, ETC.
NO SÉCULO IX POUCAS PESSOAS SABIAM LER E ESCREVER, ISSO ERA PRIVILÉGIO PARA POUCOS. OS LIVROS, POR EXEMPLO, ERAM ESCRITOS, ILUSTRADOS E COPIADOS POR MONGES, COMO TUDO ERA FEITO A MÃO DEMORAVA MUITO TEMPO PARA FICAR PRONTO.
COM A COMUNICAÇÃO ESCRITA O HOMEM PASSOU A UTILIZAR CARTAS PARA SE COMUNICAR COM PESSOAS QUE MORAVAM EM OUTROS LUGARES DISTANTES. PARA ESCREVER UMA CARTA DEVEMOS NOS ATENTAR A ESTRUTURA QUE ELA POSSUI: CABEÇALHO, SAUDAÇÃO, MENSAGEM, DESPEDIDA E ASSINATURA. PRECISAMOS DE UM ENVELOPE SELADO PARA MANDAR A CARTA, NA PARTE FRONTAL DEVEMOS ESCREVER AS INFORMAÇÕES DO DESTINATÁRIO E NO VERSO AS INFORMAÇÕES DO REMETENTE.
PODEMOS NOS COMUNICAR COM PESSOAS MUITO PRÓXIMAS UTILIZANDO BILHETE, ELE É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO QUE TRANSMITE UMA MENSAGEM MAIS CURTA E DIRETA.
1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO? (0,5 PONTOS)
2) QUANTOS PARÁGRAFOS POSSUI O TEXTO? (0,5 PONTOS)
3) QUANTAS FRASES POSSUI O TEXTO? (0,5 PONTOS)
4) O QUE LEVOU OS HOMENS A CRIAR À ESCRITA? (0,5 PONTOS)
5) ATUALMENTE TODOS USAM A COMUNICAÇÃO ESCRITA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA. (1 PONTO)
6) CITE DOIS MEIO DE COMUNICAÇÃO ESCRITA: (0,5 PONTOS)
7) QUEM PRODUZIA OS LIVROS NO SÉCULO IX? (0,5 PONTOS)
II – LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER AS QUESTÕES DE 8 A 10.
CONVITE BRINCAR COM PALAVRAS COMO SE BRINCA COM BOLA, PAPAGAIO, PIÃO SÓ QUE BOLA, PAPAGAIO, PIÃO DE TANTO BRINCAR SE GASTAM. AS PALAVRAS NÃO: QUANTO MAIS SE BRINCA COM ELAS MAIS NOVAS ELAS FICAM. COMO A ÁGUA DO RIO QUE É ÁGUA SEMPRE NOVA. COMO CADA DIA QUE É SEMPRE UM NOVO DIA. VAMOS BRINCAR DE POESIA?
8) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO? (0,5 PONTOS)
9) QUANTAS ESTROFES, POSSUI ESTE TEXTO? (0,5 PONTOS)
10) QUANTOS VERSOS HÁ NESTE TEXTO? (0,5 PONTOS)
III – QUESTÕES DE CONHECIMENTO DO QUE FOI ESTUDADO
11) CONJUGUE OS VERBOS ABAIXO, NOS TRÊS TEMPOS. (1 PONTO)
INFINITIVO | PASSADO | PRESENTE | FUTURO |
ESCREVER | |||
FALAR | |||
LER |
12) ESCREVA PALAVRAS SINÔNIMAS PARA AS PALAVRAS ABAIXO: (1 PONTO)
PALAVRA | SINÔNIMO |
NECESSITA | |
ÁRDUO | |
OBSERVE | |
RACIOCINE |
13) ESCREVA ABAIXO 5 DÍGRAFOS: (0,5 PONTOS)
14) ESCREVA UM ADJETIVO PARA CADA PALAVRA ABAIXO: (1 PONTO)
PALAVRA | ADJETIVO |
MENINA | |
LUGAR | |
CASA | |
HOMEM |
15) COMPLETE A TABELA COM O QUE SE PEDE: (1 PONTO)
PRIMITIVO | DERIVADO |
PEDRA | |
MALDADE | |
CASA | |
AGUACEIRO |
Por ACESSABER