Avaliação de língua portuguesa – 4º ano

    Avaliação de português voltado a alunos do quarto ano. Esta prova está sendo disponibilizada em dois modelos com as mesmas questões, prova A e B, ambas com as respostas.

    Esta avaliação de língua portuguesa está disponível para download em Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (pronto para imprimir).     

 

    Baixe esta prova de português em:

  Prova – A:

  Prova – B:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Prova de português

 I – LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER AS QUESTÕES DE 1 A 7.

OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

   HÁ ALGUNS MILHARES DE ANOS AS COISAS ERAM MUITO DIFERENTES, NÃO EXISTIAM CIDADES, CARROS, A ESCRITA, ETC. AS PESSOAS VIVIAM EM CAVERNAS E COMIAM O QUE COLHIAM OU CAÇAVAM.

   FOI A PARTIR DA NECESSIDADE DE REGISTRAR OS PENSAMENTOS E PASSAR CONHECIMENTOS, CRIOU-SE AS PINTURAS RUPESTRES (OS DESENHOS NAS CAVERNAS), SENDO USADA COMO UM MEIO DE COMUNICAÇÃO.

   MESMO HOJE EM DIA ALGUMAS TRIBOS INDÍGENAS, NÃO UTILIZAM A ESCRITA COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELES PASSAM SEU CONHECIMENTO POR MEIO DE LENDAS.

   FORAM CRIADAS INÚMERAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO ESCRITA COMO: CARTA, BILHETE, FAX, TELEGRAFO, LIVRO, JORNAL, E-MAIL, BLOGS, MENSAGEM DE TEXTO, ETC.

   NO SÉCULO IX POUCAS PESSOAS SABIAM LER E ESCREVER, ISSO ERA PRIVILÉGIO PARA POUCOS. OS LIVROS, POR EXEMPLO, ERAM ESCRITOS, ILUSTRADOS E COPIADOS POR MONGES, COMO TUDO ERA FEITO A MÃO  DEMORAVA MUITO TEMPO PARA FICAR PRONTO.

   COM A COMUNICAÇÃO ESCRITA O HOMEM PASSOU A UTILIZAR CARTAS PARA SE COMUNICAR COM PESSOAS QUE MORAVAM EM OUTROS LUGARES DISTANTES. PARA ESCREVER UMA CARTA DEVEMOS NOS ATENTAR A ESTRUTURA QUE ELA POSSUI: CABEÇALHO, SAUDAÇÃO, MENSAGEM, DESPEDIDA E ASSINATURA. PRECISAMOS DE UM ENVELOPE SELADO PARA MANDAR A CARTA, NA PARTE FRONTAL DEVEMOS ESCREVER AS INFORMAÇÕES DO DESTINATÁRIO E NO VERSO AS INFORMAÇÕES DO REMETENTE.

   PODEMOS NOS COMUNICAR COM PESSOAS MUITO PRÓXIMAS UTILIZANDO BILHETE, ELE É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO QUE TRANSMITE UMA MENSAGEM MAIS CURTA E DIRETA.

 

1)    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO? (0,5 PONTOS)

 

2)    QUANTOS PARÁGRAFOS POSSUI O TEXTO? (0,5 PONTOS)

 

3)    QUANTAS FRASES POSSUI O TEXTO? (0,5 PONTOS)

 

4)    O QUE LEVOU OS HOMENS A CRIAR À ESCRITA? (0,5 PONTOS)

 

5)    ATUALMENTE TODOS USAM A COMUNICAÇÃO ESCRITA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA. (1  PONTO)

 

6)    CITE DOIS MEIO DE COMUNICAÇÃO ESCRITA: (0,5 PONTOS)

 
7)    QUEM PRODUZIA OS LIVROS NO SÉCULO IX? (0,5 PONTOS)

 

 

II – LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER AS QUESTÕES DE 8 A 10.

CONVITE BRINCAR COM PALAVRAS COMO SE BRINCA COM BOLA, PAPAGAIO, PIÃO   SÓ QUE BOLA, PAPAGAIO, PIÃO DE TANTO BRINCAR SE GASTAM.   AS PALAVRAS NÃO: QUANTO MAIS SE BRINCA COM ELAS MAIS NOVAS ELAS FICAM.   COMO A ÁGUA DO RIO QUE É ÁGUA SEMPRE NOVA.   COMO CADA DIA QUE É SEMPRE UM NOVO DIA.   VAMOS BRINCAR DE POESIA?

8)    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO? (0,5 PONTOS)

 

9)     QUANTAS ESTROFES, POSSUI ESTE TEXTO? (0,5 PONTOS)

 

10) QUANTOS VERSOS HÁ NESTE TEXTO? (0,5 PONTOS)

 

 

III – QUESTÕES DE CONHECIMENTO DO QUE FOI ESTUDADO

11) CONJUGUE OS VERBOS ABAIXO, NOS TRÊS TEMPOS. (1 PONTO)

INFINITIVO PASSADO PRESENTE FUTURO
ESCREVER
FALAR
LER

 

  12) ESCREVA PALAVRAS SINÔNIMAS PARA AS PALAVRAS ABAIXO: (1 PONTO)

PALAVRA SINÔNIMO
NECESSITA
ÁRDUO
OBSERVE
RACIOCINE

  13) ESCREVA ABAIXO 5 DÍGRAFOS: (0,5 PONTOS)

 

14) ESCREVA UM ADJETIVO PARA CADA PALAVRA ABAIXO: (1 PONTO)

PALAVRA ADJETIVO
MENINA
LUGAR
CASA
HOMEM

 

  15) COMPLETE A TABELA COM O QUE SE PEDE:  (1 PONTO)

PRIMITIVO DERIVADO
PEDRA
MALDADE
CASA
AGUACEIRO

 

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: