Avaliação de Geografia – 5º ano

    Esta é uma avaliação de geografia que trata da vegetação brasileira, esta é uma prova dissertativa.

    Ela está disponível para download em modelo do Word, em PDF pronto para impressão, e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta avaliação em:

 

ESCOLA:                                        DATA:

PROF:                                             TURMA:

NOME:

Avaliação de Geografia

 

Leia o texto abaixo para responder as questões que se seguem.

Mata Atlântica – É uma floresta de clima tropical, quente e úmido. Predomina na costa brasileira, onde planaltos e serras impedem a passagem da massa de ar, provocando chuva. Entre as florestas tropicais, é a que apresenta a maior biodiversidade por hectare do mundo, com espécies como ipê, quaresmeira, cedro, palmiteiro, canela e imbaúba. É a mais devastada das florestas brasileiras.

Caatinga – Ocupa a região do sertão nordestino. É composta de plantas xerófilas, próprias de clima seco, adaptadas à pouca quantidade de água.

Pantanal mato-grossense – É a maior planície inundável do mundo. Ocupa uma área de 150.000 km², englobando do sudoeste de Mato Grosso ao oeste de Mato Grosso do Sul até o Paraguai. Nessa formação podem ser identificadas três diferentes áreas: as alagadas, as periodicamente alagadas e as que não sofrem inundações. Nas áreas alagadas, a vegetação de gramíneas desenvolve-se no inverno e é usada para o gado bovino. Nas de eventuais alagamentos encontram-se, além de vegetação rasteira, arbustos e palmeiras como o buriti e o carandá. E nas que não sofrem inundações predomina os cerrados e, em pontos mais úmidos, espécies arbóreas da floresta tropical.

Cerrado – Formação típica de área tropical com duas estações marcadas, um inverno seco e um verão chuvoso. A vegetação caracteriza-se principalmente pela presença de pequenos arbustos e árvores retorcidas, com cortiça (casca) grossa e folhas recobertas por pêlos. Encontram-se, ainda, gramíneas e o cerradão, um tipo mais denso de cerrado que já abriga formações florestais.

Campos – Formados por herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos, ocupam áreas descontínuas do país e possuem características diversas. São denominados campos limpos quando predominam as gramíneas. Se a estas se somam os arbustos, são denominados campos sujos. Quando ocupam áreas de altitude superior a 100 m são chamados de campos de altitude, como na Serra da Mantiqueira e no Planalto das Guianas. Já os campos da hiléia se referem às formações rasteiras que se encontram na Amazônia. Os campos meridionais, quase sem espécie arbustiva, como a Campanha Gaúcha, no Rio Grande do Sul, são ocupados principalmente pela pecuária.

Mata de araucária – Própria do clima subtropical, é encontrada na Região Sul e em trechos do estado de São Paulo. É uma floresta aciculifoliada (folhas em forma de agulha, finas e alongadas) e tem na Araucaria angustifolia, ou pinheiro-do-paraná, a espécie dominante, cujo fruto é o pinhão. Atingem mais de 30 m de altura e possuem formação aberta, oferecendo certa facilidade à circulação. Seu principal produto, o pinho, tem ampla e variada aplicação econômica na indústria de móveis, na construção civil e na indústria de papel e celulose.

Mata de cocais – Situada entre a floresta amazônica e a caatinga, a mata de cocais está presente nos estados do Maranhão e do Piauí e norte do Tocantins. No lado oeste, onde a proximidade com o clima equatorial da Amazônia a torna mais úmida, é freqüente o babaçu: palmeiras que atingem de 15 a 20 m de altura. Dos cocos do babaçu extrai-se o óleo, muito utilizado pelas indústrias alimentícia e de cosméticos. No lado mais seco, a leste, predomina a carnaúba, que pode atingir até 20 m de altura. Das folhas da carnaúba é extraída a cera.

Mangue – É uma formação vegetal composta de arbustos e espécies arbóreas que ocorrem em áreas de lagunas e restingas ao longo de todo o litoral. Nessa formação vegetal predominam troncos finos e raízes aéreas e respiratórias (ou raízes-escora), adaptadas à salinidade e a solos pouco oxigenados. Por ser rico em matéria orgânica, tem papel muito importante na reprodução e no abrigo de espécies da fauna marinha.

Restinga – É uma vegetação própria de terrenos salinos, formada por ervas, arbustos e árvores. Predomina no litoral da Bahia ao Rio de Janeiro e no do Rio Grande do Sul. Os destaques são a aroeira-de-praia e o cajueiro.

 

QUESTÕES

1) Qual é a vegetação formada de arbustos que se entrelaçam com variedade de cactos e outras plantas espinhosas. É característica das regiões onde chove pouco e o clima é seco

R:

 

2) É  uma floresta formada por palmeiras,predominando o babuçu e a carnaúba.Dessas árvores, extrai-se matéria-prima para produzir óleo,cera,sabão,fibras,etc.

R:

 

3) Vegetação que acompanha o litoral e foi bastante devastada pelo homem para a extração de madeira e carvão. Essa devastação começou com a chegada dos portugueses ao Brasil.

R:

 

4) Aparece no sul do País. Essa vegetação é formada quase que totalmente por uma única espécie de árvore: o pinheiro-do-paraná. Dessas árvores é retirada a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.

R:

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: