Atividade de português : A conjunção – 6º ou 7º ano

    Atividade  de Português, indicada para estudantes do sexto ou sétimo ano do ensino fundamental,  com conteúdo explicativo sobre as conjunções aditiva, condicional, temporal, causal e adversativa . A atividade ainda propõe leitura e interpretação de tirinha e da música : O Close da cantora Vanessa Veríssimo.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

 

Conjunção

O Close – Vanessa Veríssimo

Quando eu te conheci

Me vieram tantos sonhos

Vi nascer dentro de mim

Sentimentos tão estranhos

 

O Amor pairando no ar

Feito o sol do amanhecer

Tanto brilho em seu sorriso

Dei um close em você

 

Meu olhar em seu olhar

Refletia no espelho

Balançou meu coração

Com a cor de um tom vermelho

 

Quis dizer I Love you

Mas não consegui

Eu fiquei imóvel

Vendo o vento te levar, se eu fosse uma folha com o vento eu também poderia ir

 

Como eu fui deixar acontecer assim

Estava aqui ao lado tão perto de mim

Esse amor que brilha cada dia mais

Mas às vezes falo com meu coração, ele diz que o tempo é a solução

O que o vento leva o mesmo vento traz

https://www.letras.mus.br/carinha-de-anjo/o-close/

A conjunção

    Observe as frases:

“Quis dizer I Love you, mas não consegui…”

“Esse amor que brilha cada dia mais…”

Se eliminarmos as palavras destacadas , as frases perderão grande parte do sentido, veja:

“Quis dizer I Love you, não consegui…”

“Esse amor  brilha cada dia mais…”

    Isso acontece porque essas palavras são os elos entre as orações, servindo, por consequência , para reuni-las no enunciado. Elas pertencem à classe das conjunções.

    A conjunção também liga orações expressando ideias diversas.

    Observe a diferença de sentido provocada pelas conjunções nas frases a seguir:

Comi maçã e bebi um suco gelado.

    Nesse exemplo,  a conjunção e indica que uma afirmação foi adicionada a outra. Comi maça  + bebi um suco gelado. Como a ideia é de adição, trata-se de uma conjunção aditiva.

“Quis dizer I Love you, mas não consegui…”

    Nesse exemplo, mas indica que há uma oposição entre o que o eu poético quis dizer ( I love you) e o que aconteceu (não conseguir). Há uma quebra de expectativa. Esta é uma conjunção adversativa, isto é, que indica um fato adverso, contrário ao que se esperava.

Quando eu te conheci…”

    A conjunção quando localiza no tempo o momento em que o eu lírico conheceu o ser amado. Essa conjunção é classificada como temporal.

“…ele diz que o tempo é a solução…”

    Nesse caso, a conjunção que indica a causa para a solução dos problemas. Porque o tempo é a solução de tudo. Trata-se da conjunção causal.

“…  se eu fosse uma folha com o vento eu também poderia ir…”

    A conjunção se indica uma condição para o eu lírico ir com o vento. Qual era a condição para o eu lírico ir com o vento? Era preciso ser uma folha. Essa conjunção é classificada como condicional.

Ao criar as frases, escolhemos as conjunções de acordo com o sentido que desejamos dar a elas.

 

Questões

1) Qual é o tema da canção?

R: 

 

2) De acordo com a canção, qual é a solução para acabar com o sofrimento amoroso do eu lírico?

R:

 

Texto para à questão 03

3) No segundo e no terceiro quadrinho podemos observar o uso de conjunções, como elas são classificadas, respectivamente?

a) (    ) aditiva e temporal

b) (    ) adversativa e temporal

c) (    ) causal e condicional                                                             

d) (    ) causal e temporal

 

4) Classifique as conjunções abaixo:

a) Queria ir ao cinema, mas choveu muito ontem.

b) Não pude ir ao cinema, porque choveu muito ontem.

c) O povo sairia às ruas se o Rei desfilasse.

d) Quando eu for ao shopping irei comer no McDonald’s.

e) O Rei saía às ruas e desfilava.

 

(   )aditiva

(   ) condicional

(   )adversativa

(   )temporal

(   ) causal 

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial

Rosiane Fernandes:
Veja também: