Atividade de matemática: Situações problemas – 6º ano

    Atividade de matemática, desenvolvida para os estudantes do sexto ano do ensino fundamental, com problemas simples, mas que auxiliam no desenvolvimento do raciocínio lógico.

    Esta atividade de matemática está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de matemática em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Questões

1) Miguel quer igualar as pontas do cadarço de um sapato para, então, dar o laço. Se uma das pontas mede 7 cm e a outra, 4 cm, quanto ele deve puxar na ponta menor para igualar as duas pontas?

R.

 

2) Calcule mentalmente e responda:

a) O tempo de 3/4  h corresponde a quantos minutos?

b) O tempo de 15 minutos corresponde a quantos segundos?

c) O tempo de 2 horas corresponde a quantos minutos?

 

3) No planeta “Matoon”, os dias têm 10 horas, e as horas têm 10 minutos. É costume nesse planeta a prática de um esporte chamado jetsis. Uma partida de jetsis dura 2 horas e 5 minutos. Se uma partida de jetsis começou às 9h06min , a que horas ela terminou?

R.

 

4) Faltam 20 minutos para às nove horas. Escreva esse horário de outra forma.

R.

 

5) Paulo e Ana , alunos do 7º ano, mediram o comprimento e a largura dos tampos de suas carteiras escolares. Utilizando como unidade de medida seus respectivos palmos, eles encontraram medidas diferentes. Explique porque  isso aconteceu?

R.

 

6) Comprei uma peça de tecido que tem 20,4 m de comprimento. Quero transformá-la em 20 retalhos de mesmo comprimento cada um. Quantos centímetros de comprimento terá cada retalho?

R.

 

Por Rosiane Fernandes Silva- Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial

Rosiane Fernandes:
Veja também: