Interpretação de texto: Viagem a Grécia – 6º ano

    Atividade de interpretação, voltada aos alunos do sexto ano, do texto Viagem à Grécia. Como o próprio título sugere, somos levados a conhecer os variados costumes da Grécia Antiga, que influenciaram muitas culturas, entre elas, a nossa! Vale a pena embarcar nessa viagem do conhecimento! Vamos lá? Na sequência, responda às questões interpretativas propostas, mergulhando de vez no conteúdo do texto!

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Leia:

Viagem à Grécia

Bem-vindos à terra dos deuses, filósofos e artistas

    No mundo antigo, não havia um país chamado Grécia. Havia apenas as póleis (plural de pólis), cidades gregas que viviam completamente independentes umas das outras. Elas funcionavam como minúsculos países localizados em campos férteis, separados por montanhas difíceis de atravessar. Por isso, o principal contato entre as póleis se estabelecia pelo mar.

    Comecemos nossa visita à cidade grega pelo Ginásio: o local para a prática de esportes. Como os gregos eram apaixonados por esportes, toda pólis tinha o seu Ginásio. Os torneios eram uma homenagem aos deuses. E por falar em deuses, vamos subir até a acrópole. A acrópole — o lugar mais alto e fortificado da pólis — abrigava os monumentos religiosos. A religião era muito importante na Grécia e estava presente em todos os momentos da vida das pessoas. Quando uma criança nascia, por exemplo, ela devia ser apresentada a Héstia, a deusa do lar. Além disso, para os gregos, a natureza estava repleta de ninfas — divindades belas, jovens e mortais. Dessa forma, quando alguém derrubava uma árvore, estava matando a ninfa que morava dentro dela.

    Continuando nossa viagem, vamos ao Odeão. Nesse prédio, aconteciam as representações teatrais. Os gregos não se destacavam apenas no teatro, mas também na escultura e na arquitetura. Seus templos eram decorados com belas estátuas e colunas. Esses prédios tão bonitos eram públicos. Essa é uma das principais diferenças entre a civilização grega e outras civilizações antigas, em que tudo podia ser decidido pelo rei sem ouvir a comunidade. Já na pólis, tudo era resolvido pelos cidadãos em assembleias. “Os gregos passavam muito tempo nas ruas, trocando ideias, sabendo notícias”, conta o professor Manuel Rolph, da Universidade Federal Fluminense.

    Depois dessa viagem, você deve estar se perguntando: por que precisamos conhecer um povo que viveu há tanto tempo? Os costumes gregos influenciaram muitas outras culturas, inclusive a nossa. Além disso, os pensadores gregos produziram obras que são estudadas até hoje em todo mundo.

Fernanda Marques. “Instituto Ciência Hoje/RJ”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – Bem-vindos à terra dos deuses, filósofos e artistas”. A que terra o texto se refere?

R.

 

Questão 2 – Identifique o propósito do texto:                  

a) destacar as habilidades artísticas dos gregos.

b) levar ao leitor conhecimentos sobre a Grécia.

c) orientar as pessoas que viajarão à Grécia.

d) apresentar os principais deuses gregos.

 

Questão 3 – Segundo o texto, as póleis eram as cidades gregas no mundo antigo. A respeito delas, não se pode afirmar que:

a) compunham o país chamado Grécia.

b) eram independentes entre si.

c) se localizam em campos férteis.

d) estabeleciam contato entre si por meio do mar.

 

Questão 4 – A autora do texto define importantes locais construídos na Grécia Antiga. Relacione, numerando conforme a indicação:

  1. O Ginásio
  2. A acrópole
  3. O Odeão

 

(     ) “Nesse prédio, aconteciam as representações teatrais.”

(     ) “o local para a prática de esportes”.

(     ) “o lugar mais alto e fortificado da pólis que abrigava os monumentos religiosos.”

 

Questão 5 – No trecho “[…] ela devia ser apresentada a Héstia […]”, o pronome “ela” substitui:

a) “uma criança quando nascia”

b) “a deusa do lar”

c) “uma árvore”

d) “a ninfa”

 

Questão 6 – O professor Manuel Rolph, consultado pela autora, cita um dos fatos que diferencia a civilização grega de outras civilizações antigas. Aponte-o:

R.

 

Questão 7 – Por que, segundo a autora, é importante conhecermos a Grécia Antiga?

R.

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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