Interpretação de texto: Um soldado ameaçado – 7º ano

    Atividade de interpretação do texto, voltada aos alunos do sétimo ano, sobre um soldado ameaçado. Segundo o texto, ele vive exclusivamente no Ceará e é a ave brasileira mais ameaçada de extinção. Quer conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o texto e não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas a seguir!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Um soldado ameaçado

    No passado, ele era comum nas matas úmidas nas encostas da Chapada do Araripe. Descoberto apenas em 1996, o soldadinho do Araripe é a ave brasileira mais ameaçada de extinção. Acredita-se que hoje haja menos de 800 indivíduos na natureza.

    Considerado o guardião das águas por se reproduzir apenas junto às nascentes, é uma ave endêmica (exclusiva) do Ceará, encontrado somente em pequenos trechos de mata de Barbalho, Crato e Missão Velha, no vale do Cariri, um verdadeiro oásis em meio à caatinga. A principal ameaça ao soldadinho do Araripe é a destruição do habitat, provocada pelo desmatamento e degradação dos mananciais.

    O soldadinho do Araripe é uma ave com cerca de 15 cm de comprimento e cerca de 20 gramas de peso. Apresenta grande dimorfismo sexual, isto é, a fêmea é bem diferente do macho. Ela é verde-oliva. Já o macho é branco com cauda e penas de voo das asas negras, parte das costas vermelha, assim como um vistoso topete vermelho. Pássaros jovens são da mesma cor que as fêmeas.

    Seu nome popular deve-se à sua semelhança com outra ave brasileira do mesmo gênero, o soldadinho. Ambas possuem um topete chamativo, parecido com um elmo romano. O topete vai aumentando à medida que o macho se desenvolve. Já seu nome científico, Antilophia bokermanni é uma homenagem ao zoólogo brasileiro Werner Bokermann. Pertence à família Pripidae.

    Territorialista, o soldadinho do Araripe protege sua área dos invasores. Essa capacidade de defesa, sua plumagem exuberante e a agilidade nas acrobacias são fundamentais para atrair a fêmea. O macho permanece com uma única parceira por período reprodutivo.

    A fêmea, que põe dois ovos a cada postura, constrói o ninho em uma forquilha, geralmente baixa (menos de 2m), sobre rios e outros cursos d’água. Os filhotes permanecem com os pais por quase dois anos, tempo necessário para se tornarem adultos e para os machos desenvolverem suas penas definitivas, até serem expulsos do território paterno.

    Embora também coma insetos e outros pequenos artrópodes, o soldadinho do Araripe alimenta-se principalmente de pequenos frutos, defecando sementes misturadas com as fezes, desempenhando um papel importante na dispersão de plantas ao longo dos cursos d’água.

Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – Segundo o texto, o soldadinho do Araripe é um “soldado ameaçado”. Explique:

R.

 

Questão 2 – O trecho “um verdadeiro oásis em meio à caatinga” caracteriza:

(     ) a Chapada do Araripe.

(     ) o Ceará.

(     ) o vale do Cariri.

 

Questão 3 – Na passagem “Apresenta grande dimorfismo sexual, isto é, a fêmea é bem diferente do macho.”, a expressão “isto é” introduz:

(     ) uma hipótese sobre o dimorfismo sexual.

(     ) uma explicação sobre o dimorfismo sexual.

(     ) uma conclusão sobre o dimorfismo sexual.

 

Questão 4 – Na parte “Ela é verde-oliva. Já o macho é branco com cauda […]”, o autor do texto:

(     ) expõe um opinião.

(     ) dá um exemplo.

(     ) faz uma comparação.

 

Questão 5 – Em “Ambas possuem um topete chamativo […]”, a palavra grifada refere-se:

R.

 

Questão 6 – O nome científico do soldadinho do Araripe aparece destacado porque:

(     ) é de origem estrangeira.

(     ) foi escrito incorretamente.

(     ) é a principal palavra do texto.

 

Questão 7 – Aponte a frase em que o vocábulo sublinhado indica a ideia contida no texto:

(     ) “O soldadinho do Araripe é o guardião das águas, pois se reproduz junto às nascentes.”

(     ) “O soldadinho do Araripe é o guardião das águas, mas se reproduz junto às nascentes.”

(     ) “O soldadinho do Araripe é o guardião das águas, por isso se reproduz junto às nascentes.”

 

Questão 8 – De acordo com o texto, o soldadinho do Araripe desempenha “um papel importante na dispersão de plantas ao longo dos cursos d’água”. Por quê?

R.

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: