Interpretação de texto: Trabalho de formiga – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do sexto ano, do texto Trabalho de Formiga. “A formiguinha não aguentava mais de tanta humilhação”. Quer saber a continuidade dessa história? Então, não deixe de ler esse texto que nos faz refletir muito! Em seguida, responda às variadas questões propostas! Vamos lá?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Trabalho da formiga

    A formiguinha não aguentava mais de tanta humilhação.

    Era pequena demais, fraquinha demais, e tudo que era bicho não se cansava de gozar da coitada! […]

    – Pra que serve um insetinho tão pequeno? – arreliava a paca.

    – Você não serve para fazer nada na vida! – provocava a cotia.

    – Um bichinho desses não serve pra nada mesmo! – insultava o tatu.

    Cada gozação, cada insulto, cada provocação, deixava a formiga mais triste […].

    Decidiu então realizar algo grande, alguma coisa que nenhum outro bicho pudesse fazer […].

    Foi e descobriu um lago imenso. A vista da formiguinha perdia-se do outro lado, sem enxergar a outra margem.

    – É isso! Vou atravessar esse lago e todos vão ver do que eu sou capaz!

    Corajosamente, mergulhou no lago e, depois de muito esforço, estava do outro lado.

    Mas aquele “lago imenso” era apenas uma pocinha d’água!

    Não desistiu, porém. Logo à frente, viu um pau compridíssimo que, na certa, era o mastro que sustentava o céu.

    – Descobri! Vou roer esse pau e o céu vem abaixo. Quero ver depois quem vai me gozar, dizendo que eu não sou de nada!

    Com afinco, a formiga pôs-se a roer o pau com seu ferrãozinho. Roeu, que roeu, que roeu, até que – téc! – caiu o tal “mastro que sustentava o céu”… E ela notou que aquilo não passava de um talinho à toa, incapaz de sustentar qualquer coisa!

    Já desolada, a formiga olhou para um morro. Aquele morro parecia demais! Era demais. Encheu-se de ânimo e foi até lá. Arrancou um torrão de terra e carregou-o para longe. Voltou e trouxe mais um torrãozinho. E outro, e outro, e outro…

    Um dia, já estava mais que cansada, mais que velhinha, quando deu uma parada para olhar o que tinha feito durante todo aquele tempo, com todo aquele esforço, com toda aquela dedicação.

    E descobriu, com orgulho, que, apesar de ser pequenina, tão fraquinha, com seu trabalho, com sua persistência, dia a dia, ela conseguira mudar a montanha inteira de lugar!

BANDEIRA, Pedro. Disponível em: <http://www.bibliotecapedrobandeira.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

a) um conto

b) uma fábula

c) uma notícia

d) um artigo de opinião

 

Questão 2 – Segundo o texto, os bichos não se cansavam de insultar a formiguinha. Por quê?

R.

 

Questão 3 –  Ao dizer “insetinho”, a paca demonstrava o sentimento de:

a) carinho pela formiguinha.

b) menosprezo pela formiguinha.

c) inveja da formiguinha.

d) raiva da formiguinha.

 

Questão 4 – A formiguinha tomou uma decisão para pôr fim em tanta humilhação. Identifique-a:

R.

 

Questão 5 – Na passagem “Voltou e trouxe mais um torrãozinho. E outro, e outro, e outro…”, a repetição da palavra “outro” revela:

a) a frustração da formiguinha.

b) a agilidade da formiguinha.

c) a dedicação da formiguinha.

d) a impaciência da formiguinha.

 

Questão 6 – A formiguinha atingiu o seu objetivo quando:

a) “[…] mergulhou no lago e, depois de muito esforço, estava do outro lado.”

b) “[…] pôs-se a roer “o mastro que sustentava o céu” com seu ferrãozinho.”

c) “Arrancou um torrão de terra e carregou-o para longe.”

d) “[…] conseguira mudar a montanha inteira de lugar!”

 

Questão 7 – O texto “Trabalho da formiga” tem o propósito de:

a) ensinar o leitor.

b) entreter o leitor.

c) informar o leitor.

d) criticar o leitor.

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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