Interpretação de texto: Siso, o burrinho remador – 4º ano

    Interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: Siso, o burrinho remador.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

Siso, o burrinho remador

    Siso era um burrinho remador muito tímido e sério, e Alegria, seu companheiro, um cavalo legal, sem mistério. Siso levava passageiros no lago com o cavalo Alegria, que vivia contando piadas engraçadas e Siso nunca ria. Mas Siso gostava muito do lago, pois era tranquilo. De dia, a brisa suave e, à noite, a bela música do grilo. Tinha a lenda do monstro do lago, mas era papagaiada, ninguém acreditava, e o monstro era até motivo de piada. Certa vez, Siso comprou uma roupa bem novinha e foi uma festa com Alegria e a namoradinha. Mas eis que Siso tropeçou e caiu em uma poça de lama. Alegria riu, pois sujou até o vestido da linda dama. Acabou a festa e todos queriam voltar pelo lago. Siso e Alegria tentaram evitar a superlotação do barco. No meio da viagem, começou uma chuva muito forte, tão terrível que acabou virando o barco de transporte. Mas Siso sabia nadar como ninguém, salvou a todos e a sua namoradinha também! Alegria disse:
    – Suas roupas você não conseguiu salvar!
    Então Siso riu, e falou:
    – Roupas posso comprar outras, mas não tenho outra vida!

Questões

1) Qual o título do texto?
R.

 

2) Quem é Alegria?
R.

 

3) O que aconteceu certo dia quando Siso comprou uma roupa nova e foi para uma festa?
R.

4) No meio da viagem de volta, o que aconteceu?
R.

 

5) O que Siso fez quando o barco virou?
R.

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: