Interpretação de texto: Simbad, o marujo – 4º ano

    Interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: Simbad, o marujo.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

Simbad, o marujo

    Era uma vez… um rapaz chamado Sinbad. Ele gostava de aventura e eis que a ilha se moveu! Aí perceberam que a ilha era uma grande baleia e jogaram-se ao mar. Simbad resolveu ir para a Índia. Depois de navegar pelos mares, Simbad desembarcou em uma pequena ilha. Ele nadou muito para se salvar, até que chegou a uma praia deserta. Então, viu um ovo de uma enorme ave marinha e teve a ideia de amarrar-se às patas da ave, quando ela viesse para chocá-lo. A ave apareceu, chocou o ovo e depois voou. Simbad, em um instante, viu-se em um vale cheio de diamantes, e conseguiu até pegar alguns. Depois, a ave voou para o litoral e ele se soltou. Pousou perto de algumas casas. Os pescadores, então, arranjaram outro barco para outras aventuras de Simbad. Mas veio uma tempestade e o capitão decidiu aportar no outro lado da ilha. Enquanto descansavam em uma antiga casa de piratas, um gigante de um olho só apareceu. O gigante iria devorar todos, mas Simbad usou um tronco de madeira e jogou-o direto no olho do gigante, que ficou cedo. O gigante fugiu, tateando pelas árvores. Simbad e os marinheiros seguiram o gigante até sua casa. Lá, encontraram muitos tesouros deixados pelos piratas. Com o tesouro, Simbad voltou para casa e viver feliz durante muitos anos.

Questões

1) Qual o título do texto?
R.

2) Quando chegou à praia deserta, o que Simbad viu?
R.

3) Como os pescadores ajudaram Simbad?
R.

4) Enquanto descansavam em uma antiga casa de piratas, o que aconteceu?
R.

5) Como Simbad protegeu todos do gigante?
R.

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: