Interpretação de texto: Resenha de filme da Disney – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada aos alunos do sétimo ano, sobre o filme Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível. Vamos conhecer a história desse novo filme da Disney que emociona não só as crianças, mas também os adultos? Então, leia a resenha e, na sequência, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Estreia novo filme da Disney, “Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível”

    Aos 40 anos de idade, Christopher Robin já não é mais aquele menino sapeca e criativo que brincava com o Ursinho Pooh e sua turma no bosque dos Cem Acres. Depois de ter deixado seus ursinhos de pelúcia de lado para estudar em um internato, as brincadeiras já não fazem parte da sua realidade.

    Morando em Londres, na capital da Inglaterra, ele trabalha tanto em uma fábrica de malas de viagem, que quase não encontra tempo para sua mulher e a sua filha – nem mesmo para viajar.

    É quando Pooh aparece pedindo ajuda para encontrar sua antiga turma.

    Christopher ajuda Pooh a se reunir de novo com Tigrão, Leitão, Ló, Corujão, Coelho e Can.

    Logo ele tem que voltar ao trabalho, mas Pooh e sua turma preparam uma surpresa: decidem que é a vez deles ajudarem Christopher a encontrar tempo para curtir uma boa preguiça e se divertir.

    Longe de ser um filme só para crianças, o longa da Disney “Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível” emociona também os adultos. A live-action deixa a mensagem de que é triste crescer se você se esquece da importância de brincar, curtir a vida e simplesmente ficar sem fazer nada, às vezes.

O que é uma live-action?

É a versão de uma animação com atores reais representando personagens que antes eram desenho animado.

Disponível em: <https://jornaljoca.com.br>. (Com cortes).

 

Questões

 

Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto lido é:

a) uma crônica sobre o filme “Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível”.

b) uma resenha do filme “Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível”.

c) uma reportagem sobre o filme “Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível”.

d) um artigo de opinião sobre o filme “Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível”.

 

Questão 2 – Identifique o objetivo de quem escreveu o texto acima:

R.

 

Questão 3 – Em “[…] aquele menino sapeca e criativo que brincava com o Ursinho Pooh […]”, o termo “brincava” indica um fato:

a) esperado na infância de Christopher Robin.

b) duvidoso na infância de Christopher Robin.

c) frequente na infância de Christopher Robin.

d) passageiro na infância de Christopher Robin.

 

Questão 4 – Aponte o fato que motivou Christopher a deixar os seus ursinhos de pelúcia de lado:

a) a falta de tempo.

b) a ida para o internato.

c) a mudança de cidade.

d) o desinteresse pelas brincadeiras.

 

Questão 5 – Em “[…] ele trabalha tanto em uma fábrica de malas de viagem, que quase não encontra tempo para sua mulher e a sua filha […]”, o “que” poderia ser substituído por:

a) mas

b) pois

c) embora

d) por isso

 

Questão 6 – A vida de Christopher Robin começa a mudar no momento em que:

a) “[…] Pooh aparece pedindo ajuda para encontrar sua antiga turma.”

b) “[…] ajuda Pooh a se reunir de novo com Tigrão […]”

c) “[…] ele tem que voltar ao trabalho […]”

d) “[…] Pooh e sua turma … decidem que é a vez deles ajudarem Christopher […]”

 

Questão 7 – Localize o segmento do texto em que o autor avalia o novo filme da Disney:

R.

 

Questão 8 – No trecho “É a versão de uma animação com atores reais […]”, o autor do texto:

a) dá um exemplo.

b) faz uma conclusão.

c) apresenta uma explicação.

d) estabelece uma comparação.

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: