Interpretação de texto: O ursinho curioso – 6º ano

    Atividade de interpretação, dirigida  aos alunos do sexto ano, do texto O ursinho curioso. Trata-se da história de um ursinho que, caminhando pelo bosque, viu um vaivém de abelhas em um buraco no tronco de uma árvore… Aí, você já pode imaginar que ele queria mel… Será que ele conseguiu? Quer saber a continuidade dessa história? Então, não deixe de lê-la e de aprofundar em seu conteúdo, respondendo às questões propostas!

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Leia:

O ursinho curioso

    Um ursinho, que gostava muito de pintar telas, andava curioso pelo bosque, quando viu um buraco no tronco de uma árvore. Olhando bem, percebeu que naquele buraco havia um vaivém contínuo de abelhas.

    – O que fazer?

    Algumas delas, batendo as asas, giravam em volta do buraco como se estivessem de sentinela; outras, vindas de longe, entravam; algumas saíam e desapareciam no bosque.

    O ursinho, sempre curioso, esticou-se e pôs o focinho no buraco; farejou e depois enfiou uma das patas lá dentro. Quando a retirou, vinha escorrendo o mel.

    Mal havia começado a lambê-la, saiu do buraco uma nuvem de abelhas furiosas que se lançaram sobre ele, picando o nariz, o focinho, as orelhas…

    O ursinho tentou se defender, mas as abelhas sempre voltavam. Furioso tentou se vingar correndo atrás de uma ou outra, mas não conseguiu se vingar de nenhuma; por fim, rolou na terra, vencido pelo terror e pelas picadas, e correu chorando para junto de sua mãe.

     Nunca se deve meter o focinho, onde não se é chamado.

Disponível em: <http://www.contandohistoria.com/ursinhocurioso.htm>.

 

Questões

 

Questão 1 – Identifique o fato que motivou a história acima:

a) “O ursinho viu um buraco no tronco de uma árvore.”

b) “O ursinho percebeu que naquele buraco havia um vaivém contínuo de abelhas.”

c) “O ursinho esticou-se e pôs o focinho no buraco”.

d) “O ursinho farejou e depois enfiou uma das patas lá dentro.”

 

Questão 2 – Segundo o narrador da história, algumas abelhas “batendo as asas, giravam em volta do buraco como se estivessem de sentinela […]”. O que significa dizer que algumas abelhas estavam “de sentinela”?

a) significa que algumas abelhas estavam limpando o buraco.

b) significa que algumas abelhas estavam brigando no buraco.

c) significa que algumas abelhas estavam vigiando o buraco.

d) significa que algumas abelhas estavam saindo do buraco.

 

Questão 3 – Releia com atenção os fragmentos. Em seguida, sublinhe os termos que indicam as ações do ursinho, quando ele percebeu que havia um vaivém contínuo de abelhas no buraco:

a) “O ursinho, sempre curioso, esticou-se […]

b) “[…] e pôs o focinho no buraco […]”

c) “[…] farejou e depois enfiou uma das patas lá dentro.”

d) “Quando a retirou, vinha escorrendo o mel.”

 

Questão 4 – De acordo com o texto, o ursinho atingiu o seu objetivo: alcançou com uma de suas patas o mel no buraco. Porém, surgiu um problema. Identifique-o:

R.

 

Questão 5 – No trecho “[…] que se lançaram sobre ele […]”, a palavra “ele” refere-se:

a) ao ursinho.

b) ao buraco.

c) ao nariz.

d) ao focinho.

 

Questão 6 – A história termina quando o ursinho:

a) “tentou se defender”.

b) “tentou se vingar correndo atrás de uma ou outra”.

c) “não conseguiu se vingar de nenhuma”.

d) “rolou na terra, vencido pelo terror e pelas picadas, e correu chorando para junto de sua mãe.”

 

Questão 7 – Na passagem “Nunca se deve meter o focinho, onde não se é chamado.”, o narrador da história:

a) faz uma crítica.

b) dá um ensinamento.

c) apresenta uma informação.

d) esclarece um assunto.

 

Questão 8 – Podemos concluir que o texto lido é:

a) uma fábula.

b) uma notícia.

c) uma lenda.

d) uma notícia.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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