Interpretação de texto: O tubarãozinho Izael – 3º ou 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ou quarto ano do ensino fundamental, com questões sobre o texto: O tubarãozinho Izael.

    Esta atividade língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

O tubarãozinho Izael

Izael ficava ao lado de sua mamãe, quando subia à superfície para buscar alimentos. Ele adorava sentir o sol bater em seu corpo, em um doa claro. Aí, seu papai o chamou para conversar:

– Izael, todo tubarão tem que ser ameaçador, ter muita coragem e ficar sempre atento.

Mas quando encontrava seus amiguinhos, Izael ficava muito alegre. Ele gostava de brincar com Tutu, um tubarãozinho bem travesso. Nadavam para lá e voltavam cá, um atrás do outro, sem nunca descansar. Quanta energia! Aí, lembrando-se do que seu pai lhe dissera, Izael mostrou os dentes bem ameaçadores para Tutu. Ele queria brincar de caçador e seu amiguinho era a caça. Mas seu amiguinho Tutu não gostou, e começou a chorar. A mamãe de Tutu ficou muito zangada e quis brigar com Izael! Então, Izael aprendeu que deveria ser ameaçador só contra criaturas do mar e pediu desculpas para Tutu. Depois, voltaram a brincar contentes e muito felizes.

 

Questões

1) Qual o título do texto?

R.

 

2) O que Izael adorava?

R

 

3) Como o tubarãozinho ficava quando encontrava seus amigos?

R.

 

4) Por que Tutu começou a chorar?

R.

 

5) O que Izael aprendeu?

R.

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: