Interpretação de texto: O príncipe que bocejava – 6º ano

    Atividade de interpretação, dirigida aos alunos do sexto ano, visa ao estudo do texto O Príncipe que bocejava. Ficou curioso (a) para conhecer essa história? Então, leia o texto e, em seguida, faça a atividade de interpretação! Há várias questões! Vamos lá?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:    

Leia:

O Príncipe que bocejava

    Em um reino longe daqui, havia um príncipe que tinha se preparado a vida inteira para ser rei. Quando criança, aprendeu que não podia se esconder atrás da cortina ou andar de skate e de patins pelos corredores. Ele deveria ter bons modos à mesa, saber dançar, cavalgar, jogar golfe e fazer ginástica. Teve de decorar a história de seu país e a geografia do mundo. Cresceu um príncipe encantador, daqueles com que toda princesa quer casar.

    Mas acontece que toda vez que ele conversava com uma princesa, começava a bocejar. Era inevitável! E ele, sempre tão gentil, acabava sendo tomado por esse hábito desagradável. Todo o reino só falava disso. Só que o coitado tinha lá suas razões: as princesas só sabiam falar de roupas, cabeleireiro, dieta, chapéu… Não tem homem que não boceje com um papo desses! Então, o príncipe decide mudar o visual e viajar sem ser reconhecido. E não é que num trem ele conhece uma moça, começa a conversar sobre livros e não boceja uma vez só? Que segredo tinha esse papo?

    Isso você pode descobrir no livro O Príncipe que Bocejava, mais um título de Ana Maria Machado […]. Com bonitas ilustrações de Taline Schubach, vale a pena tentar descobrir qual era o segredo dessa moça.

Aryane Cararo. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/blogs/estadinho/>.

 

Questões

Questão 1 – O título do texto acima é também o título:

a) de uma lenda

b) de um livro

c) de uma notícia

d) de um conto

 

Questão 2 – O príncipe preparou-se a vida inteira para ser rei. Por isso, ele tinha obrigações desde a infância. Identifique-as:

R. 

 

Questão 3 – Aponte o que era proibido ao príncipe desde a infância:

R.

 

Questão 4 – Com o passar do tempo, o príncipe tornou-se encantador, o sonho de todas as princesas. Porém, quando conversava com elas, ele sempre começava a bocejar. Por quê?

R.

 

Questão 5 – O que o príncipe fez para resolver o problema do bocejo?

R.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, o príncipe conseguiu resolver o problema que o atormentava. De que modo?

R.

 

Questão 7 – Na passagem “Isso você pode descobrir no livro O Príncipe que Bocejava […]”, o pronome “isso” refere-se:

R. 

 

Questão 8 – O autor ou a autora do texto lido é:

a) O príncipe

b) Ana Maria Machado

c) Taline Schubach

d) Aryane Cararo

 

Questão 9 – A pessoa que escreveu o texto expõe uma opinião em:

a) “Cresceu um príncipe encantador, daqueles com que toda princesa quer casar.”

b) “Era inevitável!”

c) “Todo o reino só falava disso.”

d) “Com bonitas ilustrações de Taline Schubach, vale a pena tentar descobrir qual era […]”

 

Questão 10 – O texto foi escrito principalmente em uma linguagem:

a) formal

b) informal

c) regional

d) científica

 

Questão 11 – Por que a palavra skate aparece em itálico no texto?

R. 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: