Interpretação de texto: O mito da criação da noite – 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: O mito da criação da noite.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

O mito da criação da noite

    Antigamente não havia noite. Era sempre dia. O sol brilhava esquentando a Terra. A Lua e as estrelas eram como o Sol. Tudo era luz e claridade na aldeia e na floresta. Os homens caçavam sem cessar e as mulheres trabalhavam sem descanso, pois era sempre dia, noite não havia.
    O Sol fazia seu percurso até o poente para então retornar pelo caminho inverso de volta ao nascente. Mauá controlava o Sol, a Lua e as estrelas, não permitindo que ninguém deles se aproximasse.
    Certa vez, um homem quis saber como o Sol funcionava. Esperou que Mauá saísse para caçar e aproximou-se do Sol. Ao tocá-lo, o Sol quebrou, o mesmo acontecendo com a Lua e as estrelas. E a noite surgiu na imensidão do escuro. As mulheres mal conseguiam encontrar suas redes dentro da maloca. Crianças e idosos lamentavam-se do fundo da noite sem luz.
    Mauá voltou para consertar o Sol. Ao ver o homem que o havia quebrado, Mauá lançou-se sobre ele e o atirou longe. Quando caiu, o homem transformou-se no macaquinho-mão-de-ouro, escuro como a noite e com as mãos douradas como o Sol que havia tocado.
    Não foi possível consertar o Sol para que funcionasse como antes. O Sol caminhava para o poente, mas não conseguia retornar, sumindo no horizonte e deixando a Terra na escuridão. Mauá então fez com que a Lua e as estrelas surgissem na ausência do Sol para iluminar um pouco a noite. E é assim até hoje.

Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro: SBPC, n.94, ago. 1999.

Questões

1) Qual é o título do texto?
R.

2) De acordo com o texto, como era antigamente?
R.

3) O que os homens e as mulheres faziam quando era sempre dia?
R.

4) Quem controlava o Sol, a Lua e as estrelas não permitindo que se aproximassem?
R.

5) Certa vez, quando um homem quis saber como o Sol funcionava, o que aconteceu?
R.

6) Quando Mauá lançou-se sobre o homem e o atirou longe, o que houve em seguida?
R.

7) Mauá conseguiu consertar o Sol?
R.

8) Como o Sol não conseguia retornar o que Mauá fez?
R.

 

Por Camila Farias

camila pereira de farias:
Veja também: