Interpretação de texto: O arrependimento – 4º ano

    Interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: O arrependimento.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

O arrependimento

    De família modesta, Zizi era uma menina um pouco tímida, eu sentia-se diferente dos seus colegas da escola. Eles, em sua maioria, eram filhos de famílias ricas, usavam roupas caras e andavam com lancheiras bonitas e recheadas. Mas Zizi tinha grande interesse pelos estudos, e mal pudera esperar o dia de ir para a escola fundamental, ao completar seus seis anos. Sua mãe comprara, então, o material escolar, porém dele não faziam parte alguns cadernos mais caros, que tinham as páginas decoradas com pequenos desenhos coloridos.
    – Mamãe, eu queria tanto ter um caderno enfeitado com desenhos, igual àqueles que vejo na mão de alguns colegas… – disse Zizi a mãe, certo dia, ao voltar da escola.
    – Não temos dinheiro para comprar esses cadernos, que são mais caros que os outros – explicou a mãe.
Um dia, na saída de sua sala de aula, Zizi encontrou um caderno caído no chão do corredor. No alto de cada página, havia um pequeno e gracioso desenho, pintado com lápis de cor. Era um daqueles cadernos que ela tanto queria! Então, Zizi resolveu guardar o caderno em sua mochila escolar. Ela pensou “O que é achado, não é roubado. É só apagar o nome que está escrito na etiqueta e colocar o meu…” E assim fez Zizi. No dia seguinte, antes de iniciar a aula, a professora perguntou se alguém havia achado um caderno decorado. Zizi se apavorou. Ela achara o caderno, mas não tinha coragem de contar isso na frente de todos. Na hora do recreio, Zizi nem conseguiu comer seu modesto lanche. Sentia um nó na garganta. Estava arrependida. Sabia que havia feito uma coisa errada. Então, Zizi decidiu procurar a professora para devolver o caderno bem depressa. Ao receber o caderno de volta, a professora se mostrou amiga e compreensiva com Zizi, mas explicou para a menina que todas as pessoas devem agir com honestidade em tudo o que fazem, porque a honestidade é uma das maiores virtudes que alguém pode ter na vida. E elas devolveram juntas o caderno ao verdadeiro dono.

 

Questões

1) Qual é o título do texto?
R.

2) Por que Zizi se sentia diferente de colegas?
R.

3) O que Zizi queria muito?
R.

4) Um dia na sala de aula, o que Zizi encontrou?
R.

5) Zizi devolveu o caderno ou ficou com ele?
R.

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: