Interpretação de texto: Dança com a lua – 7º ano

    Atividade de interpretação, voltada aos alunos do sétimo ano, do texto narrativo Dança com a lua. O texto nos conta que Lisa e seus primos foram passar as férias na fazenda de seus tios. Em uma noite de lua cheia, eles resolvem ir dormir sob as estrelas. Até que, por entre as árvores, as crianças veem formas estranhas se moverem em silêncio… O que será aquilo? Ficou curioso (a) para saber o desfecho dessa misteriosa história? Então, não deixe de lê-la e de mergulhar em seu conteúdo, fazendo a atividade proposta!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de interpretação de texto em: 

 

ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

PROF:                                                                                                                                                  TURMA:

NOME:

Leia:

Dança com a lua

    Lisa e seus primos, David e Jonas, estão de férias na casa da tia Lúcia. Hoje à noite, eles decidem ir dormir sob as estrelas. Eles levam cobertores, lanternas e se acomodam em um campo próximo à fazenda. O rebanho de quatro vacas da tia Lúcia rumina, calmamente, no pasto ao lado. É noite de lua cheia. Tio Pedro disse às crianças que, quando é lua cheia, os duendes se reúnem em uma clareira. Nem Lisa nem seus primos acreditam nessas histórias de fadas e duendes, e decidem ir assim mesmo. Eles se aproximam por entre as árvores, e o que eles veem lá no meio? Formas estranhas se movem em silêncio na penumbra da noite. O que é isso? De repente, uma nuvem esconde a lua e os nossos amigos logo se veem na escuridão completa. Brrr…

    Eles não estão muito tranquilos. E se realmente existem duendes? Talvez seja melhor voltar para casa! Naquela hora, a lua reaparece e traz de volta a luz. As crianças enxergam melhor o que está acontecendo. E o que acontece é que eles dão uma boa risada: um monte de coelhos corre pelo chão. Coelhos? Sério? Lisa e seus primos não estão totalmente convencidos, mas preferem acreditar que sim. Amanhã de manhã, vão jurar que viram duendes dançando sob a lua.

MURAT, D’Annie. “365 histórias – uma para cada dia do ano!”. Tradução de Martim G. Wollstein. Blumenau: Blueditora, 2010. p. 87.

 

Questões

Questão 1 – Quem narra a história acima?

a) a Lisa

b) a tia Lúcia

c) o tio Pedro

d) o narrador-observador

 

Questão 2 – Predomina no texto:

a) a descrição da casa da tia Lúcia.

b) a narração dos acontecimentos nas férias de Lisa e seus primos.

c) a exposição das opiniões dos personagens sobre os acontecimentos vivenciados.

d) a descrição do campo próximo à fazenda.

 

Questão 3 – Assinale a passagem que apresenta o fato que motivou a história:

a) “Lisa e seus primos, David e Jonas, estão de férias na casa da tia Lúcia.”

b) “[…] eles decidem ir dormir sob as estrelas.”

c) “O rebanho de quatro vacas da tia Lúcia rumina […]”

d) “É noite de lua cheia.”

 

Questão 4 – O clímax da história ocorre quando:

a) “Tio Pedro disse às crianças que, quando é lua cheia, os duendes se reúnem em uma clareira.”

b) “Eles se aproximam por entre as árvores […]”

c) “Formas estranhas se movem em silêncio na penumbra da noite.”

d) “[…] uma nuvem esconde a lua e os nossos amigos logo se veem na escuridão […]”

 

Questão 5 – A situação problemática, em que Lisa e seus primos se encontram, começa a ser resolvida quando:

a) eles decidem voltar para casa.

b) a lua reaparece, iluminando o local.

c) eles começam a rir.

d) as crianças veem um monte de coelhos, correndo pelo chão.

 

Questão 6 – No trecho “Eles não estão muito tranquilos.”, o termo em destaque refere-se:

a) à Lisa e os seus primos.

b) aos coelhos.

c) aos duendes.

d) à Lisa e os seus tios.

 

Questão 7 – Na parte “Lisa e seus primos não estão totalmente convencidos, mas preferem acreditar que sim.”, o termo “mas” indica:

a) a comparação entre dois fatos.

b) a explicação de um fato.

c) a oposição entre dois fatos.

d) a conclusão de um fato.

 

Questão 8 – O texto foi escrito por meio de uma linguagem:

a) culta

b) coloquial

c) regional

d) técnica

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: