Interpretação de texto: Amigos são para todas as horas – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do sexto ano do ensino fundamental, do texto Amigos são para todas as horas. Segundo o texto, certo dia, três caçadores foram acampar e acenderam um fogo embaixo da árvore dos gaviões. Com a fumaça, um gavião bebê tossiu e se engasgou, fazendo com que os pássaros fossem descobertos… Os caçadores atearam fogo a fim de tirar os gaviões do ninho… Quer saber o que aconteceu a partir daí? Será que os pássaros conseguiram se salvar? Ficou curioso (a)? Então, não deixe de ler o texto e, depois, de responder às questões sobre ele!

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Amigos são para todas as horas

    O senhor e a senhora Gavião, com seus três filhos, viviam numa árvore. Seus melhores amigos eram Sara, a tartaruga, Moca, o martim-pescador, e Leo, o leão. Frequentemente, cantavam juntos quando comiam um bom jantar.

    Um dia, três caçadores acamparam na floresta e fizeram um fogo de acampamento embaixo da árvore dos gaviões. A fumaça fez o bebê gavião tossir e se engasgar e, dessa maneira, os caçadores perceberam os pássaros e resolveram capturá-los. Atiçaram o fogo para tentar tirá-los do ninho. Senhor e senhora Gavião saíram imediatamente para pedir ajuda aos seus amigos. Moca chegou primeiro.

    Ele deu pancadas na água do rio, espirrando algumas gotas no fogo para tentar diminuí-lo, mas os caçadores acenderam-no novamente. Sara foi a próxima a chegar; mergulhou na água para pegar barro e, com ele, apagar o fogo, enquanto os caçadores estavam distraídos. Em seguida, os caçadores começaram a subir na árvore, mas, naquele instante, Leo chegou e deu um rugido poderoso. Os caçadores, apavorados, fugiram correndo, deixando os amigos contentes para tomar um lanche.

“Pequenas Histórias sobre animais”. Blumenau: Todolivro, 2007. p. 57 .

 

Questões

Questão 1 – Quem conta a história acima?

a) O senhor Gavião.

b) A senhora gavião.

c) Um dos caçadores.

d) Um narrador-observador.

 

Questão 2 – O narrador, acima assinalado, foi identificado porque:

 R.

 

Questão 3 – Identifique o fato que motivou a história:

a) “O senhor e a senhora Gavião, com seus três filhos, viviam numa árvore.”

b) “Frequentemente, cantavam juntos quando comiam um bom jantar.”

c) “Um dia, três caçadores acamparam na floresta […]”

d) “[…] três caçadores fizeram um fogo de acampamento embaixo da árvore dos gaviões.”

 

Questão 4 – O clímax da história ocorre quando os caçadores:

a) “perceberam os pássaros e resolveram capturá-los.”

b) “atiçaram o fogo para tentar tirá-los do ninho.”

c) “estavam distraídos.”

d) “[…] começaram a subir na árvore […]”

 

Questão 5 – Os amigos do senhor e da senhora Gavião se mobilizaram para apagar o fogo atiçado pelos caçadores. Relacione a ação ao amigo que a desempenhou, conforme indicação:

a tartaruga Sara.

o martim-pescador Moca.

o leão Leo.

 

(     ) “[…] deu pancadas na água do rio, espirrando algumas gotas no fogo […]”

(     ) “[…] mergulhou na água para pegar barro e, com ele, apagar o fogo […]”

(     ) “[…] chegou e deu um rugido poderoso.”

 

Questão 6 – A história termina quando:

 R.

 

Questão 7 – O narrador expõe uma opinião em:

a) “Amigos são para todas as horas”.

b) “Seus melhores amigos eram Sara, a tartaruga, Moca, o martim-pescador, e Leo, o leão.”

c) “[…] Leo chegou e deu um rugido poderoso.”

d) “Os caçadores, apavorados, fugiram correndo […]”

 

Questão 8 – No trecho “[…] e resolveram capturá-los.”, o pronome “los” está no lugar de:

a) “os caçadores”.

b) “os pássaros”.

c) “o senhor e a senhora Gavião”.

d) “os seus amigos”.

 

Questão 9 – Na passagem “Os caçadores, apavorados, fugiram correndo, deixando os amigos contentes para tomar um lanche.”, as palavras em destaque indicam:

a) ações dos personagens da história.

b) atributos dos personagens da história.

c) modos de ser dos personagens da história.

d) estados dos personagens da história.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: