Interpretação de texto: Não corra atrás das borboletas – 1º ano do ensino médio

    Interpretação de texto, direcionada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, permite o desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura. As variadas questões são sobre o reflexivo texto Não corra atrás das borboletas, cuide do seu jardim.

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Não corra atrás das borboletas, cuide do seu jardim

    … Muitas vezes, passamos um longo tempo de nossas vidas correndo desesperadamente atrás de algo que desejamos, seja um amor, um emprego, uma amizade, uma casa, etc.

    Muitas vezes, a vida usa símbolos, acontecimentos que são sinais para que possamos entender que, antes de merecermos aquilo que desejamos, precisamos aprender algo importante, precisamos estar prontos e maduros para viver determinadas situações.

    Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase: “Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e elas virão até você!”. Devemos compreender que a vida segue seu fluxo e que esse fluxo é perfeito.

    Tudo acontece no seu devido tempo.

    Nós, seres humanos, é que nos tornamos ansiosos e estamos constantemente querendo “empurrar o rio”. O rio vai sozinho, obedecendo ao ritmo da natureza. Se passarmos todo o tempo desejando as borboletas e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.

    Mas, se nos dedicarmos a cuidar de nosso jardim, a transformar o nosso espaço [a nossa vida] num ambiente agradável, perfumado e bonito, será inevitável… as borboletas virão até nós!

    Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá…!

Disponível em: <http://www.acordacidade.com.br/>. Acesso em: 19 de novembro de 2016.

 

Questões

Questão 1 – A finalidade e do texto é:

a) fazer refletir

b) informar

c) divulgar

d) entreter

 

Questão 2 – O texto é construído por meio da seguinte metáfora:

a) “Muitas vezes, passamos um longo tempo de nossas vidas correndo desesperadamente […]”

b) “Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e elas virão até você!”.

c) “Tudo acontece no seu devido tempo.”

d) “Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá…!”

 

Questão 3 – Em “[…] é que nos tornamos ansiosos e estamos constantemente querendo “empurrar o rio”, o termo destacado poderia ser substituído por:

a) aleatoriamente

b) consequentemente

c) indubitavelmente

d) incessantemente

 

Questão 4 – No trecho “[…] mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.”, o termo sublinhado estabelece uma relação de:

a) adversidade

b) reciprocidade

c) continuidade

d) conclusão

 

Questão 5 – Em todos os segmentos, registra-se o emprego do modo imperativo, exceto em:

a) “Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase […]”

b) “Não corra atrás das borboletas.”

c) “Mas, se nos dedicarmos a cuidar de nosso jardim […]”

d) “Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá…!”

 

Questão 6 – Em “[…] a transformar o nosso espaço [a nossa vida] num ambiente agradável […]”, a parte nos colchetes consiste em uma:

a) especificação

b) exemplificação

c) citação

d) opinião

 

Questão 7 – No trecho “[…] e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.”, os pronomes grifados substituem:

 

Questão 8 – Na passagem “Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase […]”, a vírgula indica uma:

a) inserção de um comentário avaliativo.

b) inversão na ordem dos constituintes da frase.

c) omissão de termo da oração.

d) enumeração de conselhos.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: