Interpretação de texto: Música coloridos – 9º ano

    Atividade de interpretação de texto,  para estudantes do  nono ano do ensino fundamental. Esta propõe uma reflexão sobre as desigualdades sociais, o preconceito e o papel de cada um na sociedade atual. Também o estudante deverá fazer uma pesquisa sobre Salvador Dalí (pintor catalão) e refletir porque ele foi mencionado na letra da canção.  Ao final a atividade ainda propõe que os estudantes desenvolvam uma apresentação que leve a sociedade a refletir sobre nossa condição de “coloridos”.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

 

Kell Smith – Coloridos

    O mesmo grito numa outra boca minha
    Uma só voz em mil vozes querendo paz
    Nos dividiram em números e outras rixas
    Dados fadados ao tanto faz

    Tentaram nos tirar a essência
    da essência daquilo que é essencial
    Que o que nos difere é exatamente aquilo que torna igual
    E mesmo que soe clichê falar de amor é fundamental
    E cada cultura tua cor tornando real

    Coloridos feitos de luz
    A diferença  é o que nos traduz

    Todas as tribos, ritmos e o mesmo objetivo
    nos tornando íntimos
    Porque a falta de cor nos tirou os estímulos
    e o que nos representa paz é um arco-íris nítido
    Até tentei dizer de forma branda
    Mas falta consciência negra
    Falta consciência humana
    Não somos gente, somos gentes
    Não aceitamos nossa história morrendo como indigentes
    Qual é nosso papel? Colorir.
    Seja você o lápis da revolução aqui
    Socorro Salvador Dalí, salvador daqui
    Queremos aquarela pra sentir.

https://www.vagalume.com.br/kell-smith/coloridos.html

 

Questões

 

1.Analise os seguintes versos:”O mesmo grito numa outra boca minha, uma só voz em mil vozes querendo paz…” Qual é a mensagem implícita nesses versos?

R.

 

2.Na sua opinião somos um povo colorido? Por quê?

R.

 

3.No verso :”Nos dividiram em números e outras rixas”. Explique o que o eu lírico quis dizer com essa afirmação? Como somos divididos em números?

R.

 

4.Quem foi Salvador Dalí? Por que, provavelmente, ele foi mencionado na canção? Pesquise.

R.

 

5.Analise o verso a seguir:” Tentaram nos tirar a essência da essência daquilo que é essencial…” Para você o que é essencial para que uma sociedade seja justa?

R.

 

6.Analise o seguinte questionamento:”Qual é nosso papel? Colorir. Seja você o lápis da revolução aqui…!” Explique com suas palavras, qual é o seu papel na sociedade atual? Você acredita que pode mudar algo de ruim na sociedade sendo o lápis da revolução? Comente como.

R.

 

7.Você acha que somos todos iguais, mesmo sendo diferentes? Comente.

R.

 

8.Faça uma apresentação da canção no dia da Consciência Negra. Leve as pessoas a refletirem sobre nossa condição de “coloridos”. Bom trabalho!

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva
 Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada e

Rosiane Fernandes:
Veja também: