Interpretação de texto: Miguel de Cervantes – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Miguel de Cervantes. “O mais célebre dos escritores espanhóis; autor do imortal D. Quixote de la Mancha.”! Vamos conhecer a história de Cervantes? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Miguel de Cervantes

    O mais célebre dos escritores espanhóis; autor do imortal D. Quixote de la Mancha.  Nasceu em Alcalá de Henares (perto de Madrid) no dia 29 de setembro de 1547 e foi soldado antes de se tornar escritor.

    Tendo tomado parte na batalha de Lepanto (1571), onde perdeu o uso da mão esquerda, caiu, quando regressava à Espanha, em poder de piratas, que o retiveram por cinco anos. Alguns anos após ter retornado ao seu país, Cervantes passou a dedicar-se exclusivamente à literatura.

    Em 1584, escreveu a pastoral em verso Galatéia. Depois, conseguiu manter em cena cerca de vinte peças teatrais, entre elas A vida em Argel e Numancia.

    Em 1605, publicou a primeira parte de D. Quixote, do qual em pouco tempo foram vendidos trinta mil exemplares. Contudo, o autor só viria a concluir essa obra dez anos mais tarde.

    Cervantes deixou ainda, entre outros trabalhos, as Novelas exemplares (1612), uma coleção de contos que por si só já lhe daria direito a ocupar lugar de destaque nas letras; Viagem ao Parnaso (1614), revista dos poetas do tempo; Persiles e Sigismunda (1617), romance cheio de excentricidades, e diversas comédias, entre as quais se destacam O labirinto de amorO valente espanhol e O juiz dos divórcios.

Disponível em: <https://www.lpm.com.br/site>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma biografia.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – Releia:

“O mais célebre dos escritores espanhóis; autor do imortal D. Quixote de la Mancha.”

O texto refere-se a:

 

Questão 3 – No trecho “Nasceu em Alcalá de Henares (perto de Madrid) no dia 29 de setembro de 1547 e foi soldado antes de se tornar escritor.”, os parênteses contêm:

(     ) uma correção feita pelo texto.

(     ) uma explicação dada pelo texto.

(     ) um exemplo apresentado pelo texto.

 

Questão 4 – O segmento “Tendo tomado parte na batalha de Lepanto (1571), onde perdeu o uso da mão esquerda, caiu, quando regressava à Espanha, em poder de piratas […]”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 5 – Em “Alguns anos após ter retornado ao seu país, Cervantes passou a dedicar-se exclusivamente à literatura.”, o termo grifado é sinônimo de:

(     ) “somente”.

(     ) “principalmente”.

(     ) “ocasionalmente”.

 

Questão 6 – Segundo o texto, Miguel de Cervantes escreveu, em 1584, a pastoral em verso:

(     ) “Galatéia”.

(     ) “Numancia”.

(     ) “A vida em Argel”.

 

Questão 7 – O texto revela que Cervantes concluiu a sua obra mais famosa, “D. Quixote de la Mancha”, no ano de:

 

 

Questão 8 – Identifique a obra que, de acordo com o texto, “por si só já daria a Cervantes direito a ocupar lugar de destaque nas letras”:

(     ) “Viagem ao Parnaso”.

(     ) “Novelas exemplares”.

(     ) “Persiles e Sigismunda”.

 

Questão 9 – Sublinhe a seguir o vocábulo que exprime a ideia de soma:

“[…] diversas comédias, entre as quais se destacam O labirinto de amorO valente espanhol e O juiz dos divórcios.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Denyse Lage Fonseca:
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