Interpretação de texto: July e sua ninhada de cachorrinhos – 4º ano

    Interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: July e sua ninhada de cachorrinhos. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

July e sua ninhada de cachorrinhos

    O gato Pitoco está curioso com o barulho que vem lá do galpão da fazenda. Mas ele deveria, mesmo, é ficar preocupado… A verdade é que a cachorrinha July deu cria a 10 filhotinhos. Ela está tão feliz com seus pequeninos sapecas, ela fica sorrindo e abanando o rabo o tempo inteiro. Os filhotinhos mamam com vontade na mamãe July. E os outros, de barriguinha cheia, ficam brincando, maravilhados com o mundo colorido, cheio de bichinhos, flores e borboletas. Eles mamam por seis semanas, depois passam a comer uma ração especial para filhotes, com muitas vitaminas. Assim, eles continuam crescendo espertos e muito ativos. Os sapequinhas não aguentam ficar parados. Precisam de alguns ossinhos para mastigar. É que os dentinhos deles se desenvolvem muito depressa, e precisam ficar mastigando. Vejam só! É só deixar esses peraltas à vontade, que logo um faz xixi marcando o território, outro fica mordendo e cheirando uma bota velha, e os demais, fazendo a maior bagunça! Tem até aquele que, de tão cansado, se estica todo para tirar um belo cochilo. Ah! Mas quando Zeca aparece, os filhotinhos ficam mais maluquinhos ainda. Abanam os rabinhos e pedem, latindo, para o menino brincar com eles. E Zeca, que é um bom menino, não vai recusar esse pedido. Ele gosta demais de todos os cachorros. Nossa! Esses cachorrinhos pulam e correm o dia todo, por todos os lugares da fazenda, E aí, não vai sobrar muito para o gato Pitoco, não é mesmo? O gato Pitoco fica assustado, e nem pode caçar o ratinho que vive na fazenda. O gato se esconde bem escondidinho, porque aqueles cachorrinhos parecem perigosos para ele. E quando Pitoco resolve aparecer, os cachorrinhos latem só de brincadeira. Pitoco nem quer saber, sai em disparada! Parece que os filhotinhos de July vão se divertir um bocado com o Pitoco. Coitadinho.

Questões

1) Qual o título do texto?
R.

2) July deu cria a quantos filhotinhos?
R.

3) Por quanto tempo os filhotinhos mamam? E depois, do que se alimentam?
R.

4) Por que os filhotinhos precisam mastigar?
R.

5) O que acontece quando Zeca aparece?
R.

6) Por que o gato de esconde bem escondidinho?
R.

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: