Interpretação de texto: Gentílico, o mico leão – 3º ou 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ou quarto ano do ensino fundamental, com questões sobre o texto: Gentílico, o mico leão.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

 

Gentílico, o mico-leão

    Gentílico era um pequeno mico-leão muito amado, e com essa paz estava bem acostumado. Um dia, ouviu ao longe um tiro disparar, seu pai disse que eram homens que vinham para caçar. Ficavam escondidos até que os homens fossem embora. Depois, Gentílico saía para brincar lá fora. Tinha muitos amiguinhos, que se reuniam em uma árvore. Procuravam frutos e sementes até o cair da tarde. Um dia, Gentílico acordou com o alvoroço da bicharada.

    – Vamos sair daqui – disse sua mãe, com a voz carregada.

    O mico agarrou-se à sua mamãe, ainda sonolento; foi quando viu ao longe o céu vermelho e fumacento. Muitos dias depois veio a chuva lavar toda a floresta. E todos os bichos então voltaram em festa. Gentílico até brincou… Só com as borboletas, pois seus amiguinhos tinham ficado lá nas labaredas… Gentílico torce para que os homens não apareçam e para que os outros amiguinhos venham e cresçam… Seu pai e sua mãe fizeram outra casa para morar e, assim, viverem a vida, e o que de bom ela tem a dar.

 

Questões

1) Qual o título do texto?

R.

2) O que Gentílico ouviu um dia?

R.

3) Onde Gentílico e seus amiguinhos se reuniam?

R.

4) Muitos dias depois de saírem de onde viviam, o que aconteceu?

R.

5) Gentílico torce para quê?

R.

6) O que seu pai e sua mãe fizeram?

R. 

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: