Interpretação de texto: Filme “Mulher Maravilha” – 8º ou 9º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada a estudantes do oitavo ao nono ano do ensino fundamental, as questões são baseadas no filme “Mulher Maravilha”. Na atividade há uma proposta de produção de narrativa ficcional.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Interpretação de texto

Após assistir ao filme “Mulher Maravilha” responda às questões abaixo:

1) Abaixo você irá ler a passagem em que a Rainha das Amazonas conta para Diana como tudo começou, porém, a história está embaralhada. Sua função será analisar as opções e assinalar na alternativa que corresponde a sequência correta dos fatos narrados por Hipólita.

IV – Zeus criou os seres que os deuses governariam , seres nascidos a sua imagem; justos e bons, fortes e apaixonados. Ele chamou a sua criação de homem e a raça humana era boa,  mas o filho de Zeus sentia inveja dos homens e corrompeu o que seu pai havia criado.

V – Ares envenenou o coração dos homens com inveja e desconfiança colocou uns contra os outros e a guerra devastou a Terra.

III – Seu nome era Ares o Deus da Guerra.

VI – Então os deuses nos criaram: As Amazonas para influenciar os corações dos homens com amor e restabelecer a paz na Terra e por um curto período houve paz,  mas ela não durou.

X – Então a Amazona  Rainha,  mãe da Diana liderou uma rebelião que libertou as Amazonas da escravidão.

IX – E com seu último sopro de vida ele criou  uma ilha para que as Amazonas pudessem viver em paz.

VII – Ares matou todos os deuses e sobrou apenas seu pai Zeus.

VIII – Zeus usou todas as forças que ainda restava para deter Ares e o fazer recuar, sabendo que um dia ele voltaria para terminar a sua missão, uma guerra sem fim em que a raça humana destruiria todos.

II – Os deuses dominavam a Terra e Zeus era o rei entre eles.

I – Então Zeus deixou uma arma  poderosa, a única  capaz de matar um deus.

A sequência correta dos fatos narrados é:

a) II,IV,III,V,VI,X,VII,VIII,I,IX

b) IV,II,III,V,VI,X,VII,VIII,I,IX

c) II,IV,III,V,VI,X,VIII,VII,IX,I

d) II,III,IV,V,X,VI,VII,VIII,I,IX

 

2) Diana é uma menina muito agitada e esperta. Ela quer a todo custo ser guerreira como as Amazonas, no entanto, porque sua mãe, a Rainha proíbe que sua filha seja treinada?

R: 

 

3) Quando a Rainha percebe que não consegue impedir Diana de ser uma guerreira,  ela pede para sua irmã Antíope treiná-la intensamente. Um dia Diana vence sua tia em um treino; nesse momento, qual poder ela descobre que possui?

R:

 

4) Após Diana vencer sua tia no treino, ela fica chateada e vai até a beira de um precipício. Nas próximas cenas ocorre algo que muda completamente a vida da moça. Relate os acontecimentos a partir desse momento.

R:

 

5) Qual era a missão do capitão Steve Trevor? Quem ele era realmente?

R:

6) Diana é uma mulher valente, destemida, guerreira e determinada. Você conhece alguém que possui essas características? Comente sobre essa pessoa.

R:

 

7) Relate qual cena do filme causou impacto em você e por quê?

R:

 

8) Você gostou do filme?  Mudaria o final ou os fatos aconteceram como você esperava?

R:

 

 

Professor(a),  caso queira ainda é possível discutir (relembrar) os  elementos das narrativas ficcionais presentes no filme e,  pedir para que os estudantes façam a produção de uma narrativa nessa modalidade, crie um personagem e faça a exposição dos trabalhos no mural da escola.

 

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva 
Graduada em Letras

Rosiane Fernandes:
Veja também: