Interpretação de texto: É preciso ter coragem – 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: É preciso ter coragem.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

É preciso ter coragem

    Arquibaldo tinha uma turminha com coragem para acampar sempre perto de onde seus pais moravam. No tobogã aquático, todos os amiguinhos de Arquibaldo tinham altura para participar. Seus amigos insistiram para Arquibaldo pular na água, mas ele teve coragem de fazer o que é certo.
    Os amigos de Arquibaldo são insistentes, dizem muitas coisas para ele cair na água também. Mas Arquibaldo evita brigar. Sabe que na hora que eles saírem, poderá brincar no outro lado do lago, que é mais seguro. Arquibaldo queria muito aprender a nadar, mas nunca tivera muitas oportunidades. Agora, na parte segura do lago, ficou feliz por tentar várias vezes e conseguir nadar. Estava orgulhoso de si mesmo! Seus amigos adoravam futebol e nunca entenderam por que Arquibaldo saía para andar de bicicleta. Riam-se dele, mas Arquibaldo evitava brigas e ficava muito feliz em fazer o que sua consciência mandava.
    Arquibaldo tinha vergonha de dizer que gostava de bicicross e treinava sempre sozinho; por isso seus amigos nunca souberam. Mas teve coragem de ser diferente de todos e participar de uma corrida de verdade, cruzando a linha em primeiro lugar! Arquibaldo sabia que era importante perseguir metas. De agora em diante, teria metas para realizar seus objetivos.

 

Interpretação de texto

1) Qual o título do texto?
R.

 

2) Arquibaldo podia ir ao tobogã com seus amigos?
R.

 

3) O que Arquibaldo queria muito?
R.

 

4) O que os amigos de Arquibaldo não entendiam?
R.

 

5) Do que Arquibaldo tinha vergonha?
R.

 

6) Arquibaldo sabia que o que era importante?
R.

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: