Interpretação de texto: Confúcio e os meninos – 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Confúcio e os meninos.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Confúcio e os meninos

    Viajava Confúcio para o Este e encontrou dois meninos que discutiam um com o outro. Perguntou-lhes por que era a discussão, e um deles expôs:
    – Eu digo que o Sol está mais perto de nós pela manhã e mais longe ao meio-dia, e ele sustenta que está mais distante de manhã e mais próximo ao meio dia.
    Disse um menino:
    – Quando o Sol começa a levantar-se, é do tamanho de uma coberta de carro, e ao meio-dia é como um prato. Logo, deve estar mais longe quando parece menor, e mais perto quando parece maior.
    O outro menino disse:
    – Quando o Sol se levanta, o ar está muito fresco, e ao meio-dia queima como sopa quente. Portanto o Sol deve estar mais perto quando faz calor e mais distante quando está fresco.
    Confúcio não pode decidir quem tinha razão, e os meninos riram-se dele, dizendo:
    – Quem foi que disse que tu eras um sujeito sábio!

YUTANG, Lin. A sabedoria da Índia e da China: volume 2: a sabedoria da China. Rio de Janeiro: Irmãos Pongetti, 1955.

Questões

1) Qual é o título do texto?
R.

 

2) Para onde Confúcio viajava?
R.

 

3) O que os meninos que Confúcio encontrou faziam?
R.

 

4) Quando Confúcio perguntou o motivo da discussão o que um deles expôs?
R.

 

5) Após observar os argumentos dos meninos, qual foi a reação de Confúcio?
R.

 

 

Por Camila Farias

camila pereira de farias:
Veja também: