Interpretação de texto: A chata ou as baratas – 3º ou 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, proposta a alunos do terceiro ou quarto ano do ensino fundamental, com base no texto “A chata ou as baratas”.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

A chata ou as baratas

    Esta noite tive um sonho, sonhei que os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas, baratas, todos tinham a voz ardida de minha irmã mais nova, a Andréia.

    No sonho, todos os bichos começaram a se manifestar ao mesmo tempo: o cachorro latia, o gato miava, as moscas zumbiam, as baratas corriam e os peixes nadavam. Eu queria fugir mais as pernas não me obedeciam, foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus pés descalços…ai!

    Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saia, e quando saiu era igual a voz da chata da minha Irmã, que de repente entrou no meu sonho e falou;

    – ACORDA, VAMOS BRINCAR!

    Pulei da cama e, quando a vi acordada, em cima do meu pé no lugar das baratas, confesso: até gostei…

    Pensando bem, minha irmã não é assim tão ruim como parece.

Dilea Frate

Questões

1)    Qual é o titulo do texto?

R:

 

2)    Quem é o autor da história?

R:

 

3)    Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

4)    Durante o texto o que o personagem principal estava fazendo?

R:

 

5)    Quais animais apareceram no sonho?

R:

 

6)    O que acontecia em seu sonho quando sua irmã a acordou?

R:

 

7)    Em sua opinião, por que a Andréia é melhor do que baratas?

R:

 

8)    Agora é sua vez, crie um final para esta história:

R:

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: