Interpretação de texto: As travessuras de Fausto – 4º ano

    Interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: As travessuras de Fausto.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

As travessuras de Fausto

    Fausto era um menino levado, estava sempre fazendo travessuras e brigando com todos. Certa vez, na época de Natal, sua mãe pediu para que ele a ajudasse a enfeitar o tradicional pinheiro. Mas Fausto, como sempre, fez pouco caso e disse que a única coisa que lhe interessava no Natal eram os presentes. O pai de Fausto ouviu, ficou brabo e disse que ele estava de castigo: não ganharia nenhum presente de Natal. Fausta saiu correndo, anunciando que iria embora de casa. Saiu apenas com a roupa do corpo. Os pais ficaram preocupados, mas sabiam que ele voltaria. Precisava passar por essa experiência. Na rua, Fausto procurava um lugar para dormir quando se deparou com três ladrões que roubaram seu tênis preferido. Bastante nervoso, Fausto continuou procurando, mas como não encontrou nada melhor, resolveu descansar embaixo da ponte. No dia seguinte, acordou com muita fome e saiu disposto a achar comida. Ao passar na frente de uma lanchonete, resolveu entrar. Mas como estava com a roupa suja, descalço e não tinha dinheiro, foi expulso do local. Deitou-se então em um banco e acabou dormindo. Começou a sonhar em um lugar lindo, onde havia um senhor de cabelos e barbas brancas, que lhe disse:
    – Fausto, não acha que chegou a hora de você saber o verdadeiro significado do Natal?
Com um gesto de mágica, o senhor fez surgirem algumas imagens de famílias reunidas em harmonia, lembrando a importância do dia de natal. De repente, um barulho qualquer fez com que Fausto acordasse. Nesse momento, Fausto entendeu o quanto estava errado no modo de agir. Sentiu-se culpado por ter causado sofrimento a quem tanto o amava: sua família. E resolveu voltar para casa.

Questões

1) Qual o título do texto?
R.

 

2) O que a mãe de Fausto pede a ele?
R.

3) Fausto ajuda sua mãe?
R.

4) Quando o pai de Fausto o colocou de castigo o que ele faz?
R..

5) Quando acordou do sonho, o que Fausto entendeu?
R.

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: