Interpretação de texto: Aquele ovo – 4º ano

    Interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: Aquele ovo.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

Aquele ovo

    – O que você está fazendo, Guga? – perguntava a vovó de vez em quando.
    – Estou fazendo ecologia – respondia a menina.
    – E você sabe o que é ecologia?
    – Sei sim. Meu pai me ensinou. A gente deve cuidar das plantas e dos animais. Senão, o mundo pode acabar.
    – Ah, sim? E você está cuidando do quê?
    – Estou afofando a terra pra ajudar as minhocas. A senhora não sabe que as minhocas arejam a terra e também adubam a terra? Depois, vou plantar umas sementes. E, depois-depois, vou regar as sementes todos os dias.
    E continuava a cutucar a terra.
    Um dia descobriu uma coisa muito esquisita. Ao revolver o terreno junto de uma grande árvore, encontrou um objeto que parecia ser um ovo. Retirou toda a terra em volta daquela coisa e, de fato, viu que era mesmo um ovo. Mas era um ovo enorme, maior que uma dúzia, duas dúzias de ovos de galinha junto. Tinha mais ou menos o tamanho de uma pequena melancia.
    – Que é isso, Guga? – quis saber a vovó.
    – Acho que é um ovo.
    – Será ovo de avestruz, de ema?
    – Isso não sei – respondeu a menina. – Mas que é ovo, é. Por isso, vou chocar o ovo. Assim a gente fica sabendo de que bicho é meu ovo.
    – Chocar, Guga? Você disse chocar?! – exclamou a vovó.
    – Isso mesmo: chocar. Que é que tem? Se o ovo fosse pequeno, eu pedia para uma galinha chocar. Mas, como ele é grande, eu mesma choco.
    – Nunca vi uma coisa dessa: uma menina chocando um ovo!
    Vovó achou graça, mas deixou a Guga fazer o que queria. E, assim, a menina estudava suas lições, lia livros e brincava com as bonecas sempre sentadinha sobre o ovo. Só largava o ovo nas horas de comer e de dormir. Mesmo assim, quando tinha de abandonar o ovo, cobria-o com seu cobertor. Nasceu alguma coisa? Não, não nasceu nada. Pelo menos durante aqueles quinze dias de férias, não nasceu nem um pintinho.
    -Guga, você não vai mais afofar a terra para as minhocas? Elas devem estar sentindo falta… – dizia a vovó.
    – Agora não posso. As minhocas podem esperar mais um pouco. Estou chocando meu ovo – respondia a Guga muito séria.
    – Então, você deixou de ser ecologista?
    – Não, vovó. Agora eu estou ajudando um bicho a nascer. Estou sendo ecologistíssima! – E repetiu, soletrando: – E-co-lo-gis-tís-si-ma.

Mario Donato

Questões

1) Qual o título do texto?
R.

 

2) O que Guga gostava de fazer quando estava no sítio da vovó?
R.

 

3) O que o pai ensinou a menina sobre ecologia?
R.

 

4) O que Guga encontrou enterrado junto a uma grande árvore?
R.

 

5) O que Guga resolveu fazer com o ovo?
R.

 

6) Você também acha importante cuidar das plantas e dos animais? Por quê?
R.

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: