Interpretação de texto: A vaquinha Ludmila – 4º ano

    Interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: A vaquinha Ludmila.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

A vaquinha Ludmila

 

    A vaquinha Ludmila é tão amorosa com seu bezerrinho Júnior, que o papai touro fica muito admirado. “Esse bezerrinho é o mais amado de todo o mundo”, pensa ele! Em uma tarde calma, perto do lago da pata Grisela, Ludmila espanta as moscas com a sua cauda, enquanto Júnior fica bem pertinho dela. É mesmo uma dupla inseparável! Enquanto ruminam, nas vaquinhas ficam sabendo que aquele será um dia de festa para elas. É que o senhor Zeca foi buscar grama bem fresquinha. Não há coisa melhor para Ludmila. Grama verdinha faz muito bem para o estômago de Ludmila, que é dividido em quatro bolsas. Assim, ela pode engolir, rapidamente, aquela delícia e esperar para ruminá-la tranquilamente. Por causa das divisões em seu estômago, Ludmila não pensa em quase mais nada. Vive para mastigar o seu capim, fresquinho e delicioso, o dia inteiro. O papai touro recebe uma ração balanceada. Precisa de energia para trabalhar na fazenda. E o bezerrinho Júnior orgulha-se de seu papai, tão forte e imponente. A mamãe Ludmila também precisa se alimentar bem, porque ela produz leite para o bezerrinho Júnior e para a fazenda. Todos os dias é feita a ordenha, e Ludmila fica toda satisfeita, porque tem bastante leite. Mas o bezerro Júnior é um sortudo. Tem um balde de leito só para ele, onde pode beber o leite como se estivesse sugando direto da sua mamãe. Esse seu Zeca é mesmo inteligente! Assim, o bezerrinho Júnior não precisa acompanhar a sua mamãe no pasto, à procura de grama verdinha. Ele fica em segurança e sem passar fome, mesmo longe da mamãe. O bezerrinho Júnior adora leite, pois fortalece seus ossos e músculos, E a mamãe Ludmila não tem o que reclamar dele. Sempre obediente e esperto, nunca fica doente. É por isso que a família da vaquinha Ludmila é assim, muito feliz. Porque, tendo saúde, a vida da mamãe Ludmila, do papai touro e do bezerrinho Júnior é muito mais gostosa!

 

Questões

1) Qual é o título do texto?
R.

2) Com o que o papai touro fica admirado?
R.

3) Por que o papai touro recebe uma alimentação balanceada?
R.

4) Por que o bezerrinho Júnior é um sortudo?
R.

5) Mamãe Ludmila não tem o que reclamar do bezerrinho. Por quê?
R.

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: