Interpretação de texto: A patinha Esmeralda – 3º ou 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ou quarto ano, com questões elaboradas sobre o texto: A patinha Esmeralda.

    Esta atividade língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Você pode baixar esse exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

 

A patinha Esmeralda

    Meu nome é Esmeralda. Antes de nascer, eu era assim, um ovo! Depois de um tempo, quebrei a casca do ovo e sai rápido lá de dentro! Então, agora sou uma patinha. Aí, eu vi que tinha muitos irmãos patinhos. E todos os patinhos gostam de banho de sol na manhã. Eu também! Então, eu fico com muita sede. Mas sou desastrada, porque fui tomar água e entrei na tigela. Os patos gostam de se refrescar nadando no lado. É uma aventura gostosa e muito divertida. Certa vez, um ganso correu atrás de mim. Acho que os gansos não gostam de patinhos como eu. Os patos grandes comem milho. Mas eu sou pequena, por isso, eu como farelo de fubá com água para não engasgar. No final da tarde, mamãe pata fica contente o ver seus patinhos em fila, todos atrás dela, indo para casa.

 

Questões

1) Qual o título do texto?

R.

2) Como Esmeralda era antes de nascer?

R.

3) O que todos os patinhos gostam de fazer pela manhã?

R.

4) O que aconteceu quando Esmeralda foi tomar água?

R.

5) O que Esmeralda come?

R. 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: