Interpretação de texto: A bandeira dos piratas – 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: A bandeira dos piratas.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

A bandeira dos piratas

    Há muito tempo, um menino chamado Léu crescia em um orfanato pobre. Ele era quieto e sonhava ser marinheiro. Um dia, os meninos mais velhos fizeram um plano para se livrar de Léu. Fugiram para a cidade e o deixaram sozinho, perto do caís do porto. Deslumbrando com os enormes navios, Léu entrou em um deles. Ele nem percebeu que o navio zarpava naquele momento. Encontrou um pano preto com o desenho engraçado de uma caveira. Um marinheiro mandou subir a bandeira dos piratas!
    Com bandeira tremulando no mastro, Léu foi levado ao capitão do navio. E o menino foi admitido como aprendiz do marinheiro. Contente, Léu se tornou membro de confiança. Ele soube que a bandeira dos piratas servia para afastar os verdadeiros piratas. A pirataria não era coisa boa. O navio de Léu era um cargueiro que transportava mercadorias valiosas e precisava de uma defesa. Léu se tornou um marinheiro de valor. Ele nunca dispensou a bandeira pirata para navegar em segurança, com os tesouros da rainha pelos mares!

 

Interpretação do texto

1) Qual o título do texto?
R.

 

2) Como era Léu?
R.

 

3) Deslumbrado com os enormes navios, o que aconteceu com Léu?
R.

 

4) Ao ser levado ao capitão do navio, como o marinheiro o recebeu?
R.

 

5) O que Léu aprendeu sobre a bandeira dos piratas?
R.

 

6) Como era o navio de Léu?
R.

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: