Atividade de matemática: Circunferência e círculo – 6 º ano

    Atividade de matemática, desenvolvida para os estudantes do sexto ano do ensino fundamental, com questões sobre circunferência e círculo.

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Questões

1) Complete as lacunas do texto abaixo explicando  como convencionamos representar o ponto, a reta e o plano?

Temos que  representar: o                 por letras                           do nosso alfabeto; a reta,  por letras                                do nosso alfabeto e, o plano, por letras minúsculas do alfabeto                   

 

2) Analise a figura abaixo:

a) Como podemos classificar as retas r e s?

b) Qual é o ponto em destaque na reta t?

c) Qual é o ponto comum às retas r e s?

 

3) Responda: um ângulo de quantos graus, o giro de uma volta completa de um dos ponteiros de um relógio corresponde?

R.

 

4) Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

a) (   ) A circunferência tem uma região interna limitada.

b) (   ) A circunferência é apenas uma linha.

c) (   ) O círculo tem uma região interna limitada por uma circunferência.

d) (   ) Ângulos retos medem 90 graus.

 

5) Explique quais são as  posições entre duas retas no plano?

R.

 

6) Analise as palavras abaixo e complete as lacunas dos textos a seguir:

a) Quadriláteros que apresentam um par de lados paralelos  são chamados                           ; os que têm dois pares de lados paralelos são os 

b) São paralelogramos o retângulo, o                         e o                           

c) Os triângulos são polígonos que apresentam três lados, três ângulos e três vértices. Quanto a medida dos lados, são classificados em                            ,                                  e isósceles.

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial

 

Rosiane Fernandes:
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