Atividade de Português: Redação – Escrever um parágrafo – 1º ano do ensino médio

    Atividade de Português para alunos do primeiro ano do ensino médio. Em vez de pedir uma redação inteira, vamos por partes: peça uma escrita orientada de como fazer um parágrafo sobre determinado assunto. Com certeza, o aluno entenderá melhor como escrever, porque sabemos que desenvolver ideias são uma das suas principais dificuldades! Você pode utilizar essa atividade para outros níveis, desde que faça adaptações pertinentes. Dá uma olha nessa atividade, é bem original e feita com carinho para você, colega!  Bom trabalho, professor(a)!   🙂  🙂  🙂 

    Baixe esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça download deste exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

ATIVIDADE DE ESCRITA – CONSTRUÇÃO DE UM PARÁGRAFO

Questões a respeito de produção textual – parágrafo:

 

1) Leia o parágrafo a seguir:

    “Embora a população brasileira seja muito otimista e trabalhadora, mostra-se muito desacreditada com as frequentes denúncias de corrupção exibidas em todos os meios de comunicação do país diariamente.”

 

a) Do ponto de vista estrutural, há um aspecto que deve ser evitado na construção de um parágrafo. Justifique.

R:

 

b) Do ponto de vista semântico, o que um parágrafo deve ter para ser bem-sucedido? Comente.

R:

 

c) De forma resumida, diga em uma frase o que o parágrafo quer transmitir:

R:

 

d) Sempre que mudamos um assunto, devemos fazer um novo parágrafo? Por quê?.

R:

 

e) Quais são os três tipos principais de parágrafos em um texto dissertativo?

R:

 

 

Geralmente, podemos começar a escrever um parágrafo da seguinte maneira:

a) Fazemos uma afirmação ou negação incluindo o assunto proposto.

b) A partir dessa frase, utilizamos exemplos para justificar o porquê dessa nossa afirmação (ou negação) sobre determinado assunto.

 

LEIA O PARÁGRAFO QUE ABORDA O USO EXCESSIVO DOS JOVENS PELA TECNOLOGIA

 

O Uso Exagerado da Tecnologia pelos Jovens no Brasil

    Ultimamente, é fácil perceber que os jovens utilizam excessivamente a tecnologia. Nas ruas, percebemos muitos deles andando sempre conectados com fones indicando que, na outra ponta desse fio, há um celular ou algum aparelho eletrônico provavelmente ligado à internet. A tecnologia está tão presente na vida dos adolescentes, que até, em sala de aula, dividem a atenção entre o aprendizado e a distração oferecida pelo mundo virtual.

 

     Observação: A partir do que foi afirmado inicialmente (Ultimamente, é fácil perceber que os jovens utilizam excessivamente a tecnologia), foram utilizados exemplos para justificar essa frase e conseguir construir um parágrafo de forma coerente.  Agora é com você!

 

Leia a frase afirmativa e continue a escrita com exemplos para justificá-la.

    Entretanto, notamos que os jovens prejudicam-se na sua vida pessoal e social devido ao uso exagerado da tecnologia.

 

Observação: Dê uma olhada nos anexos dessa atividade de produção de texto. Lá está bem formatada e com orientações de como aplicá-la!  😉 

 

 

Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal  www.acessaber.com.br.

André Martins: André Tarragô Martins é professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, escola de ensino médio e fundamental, aulas particulares e elaboração de provas de concursos.
Veja também: