Atividade de português: Vozes do verbo – 9º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano, explora as vozes do verbo. Voz ativa, passiva ou reflexiva? O que elas indicam no contexto comunicativo? Vamos analisar? Para esse estudo, responda às variadas questões com base no texto que nos conta a história do milho! Você sabia que ele é um dos alimentos mais produzidos no mundo? E que o Brasil é o terceiro maior produtor desse grão? Leia essas e outras curiosidades e não deixe de estudar as vozes verbais!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Um pouco de História

    Considerado sagrado em várias culturas, o milho se transformou na base da alimentação dos antigos habitantes do México e da América Central, ocupando lugar de destaque na mitologia e na História tradicional.

    Consumido pelos povos americanos desde cerca de 5 mil a C., o cereal foi reverenciado pelos Astecas e Incas e até ocupou lugar de destaque no Popol Vuh, livro sagrado da civilização Maia que relata o nascimento do ser humano a partir do milho.

    Os índios do Leste da América do Norte, as civilizações asteca, maia e inca e nossos índios guaranis, criaram várias lendas que atribuíam ao milho uma origem divina, transformando o grão em sinônimo de abundância e no principal ingrediente da alimentação dessas populações. 

    Com a descoberta da América e as grandes navegações do século 16, a cultura do milho se expandiu para outras partes do mundo. Hoje é o cereal mais produzido no mundo, cultivado e consumido em todos os continentes e sua produção só perde para a do trigo e do arroz. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de milho, atrás dos Estados Unidos e da China, porém, o nível de consumo do grão no país está longe de ser comparado ao do México e de países na região do Caribe.

Disponível em: <http://correiogourmand.com.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – Observe atentamente o fragmento. Logo após, identifique, por meio de um traço, o verbo que o compõe:

“[…] o milho se transformou na base da alimentação dos antigos habitantes do México e da América Central […]”

 

Questão 2 – O verbo identificado acima foi flexionado na voz:

a) ativa

b) passiva analítica

c) passiva pronominal

d) reflexiva

 

Questão 3 – Na passagem “[…] foi reverenciado pelos Astecas e Incas […]”, a locução na voz passiva tem como sujeito:

a) “o milho”

b) “o cereal”

c) “o trigo”

d) “o arroz”

 

Questão 4 – Utilizando o sujeito assinalado anteriormente, reescreva a passagem trocando a voz passiva pela voz ativa:

 R.

 

Questão 5 – No segmento “Os índios do Leste da América do Norte, as civilizações asteca, maia e inca e nossos índios guaranis, criaram várias lendas […]”, o verbo na voz ativa grifado exprime:

a) uma ação dos referidos povos.

b) um estado dos referidos povos.

c) um atributo dos referidos povos.

d) um modo de ser dos referidos povos.

 

Questão 6 – No trecho “[…] a cultura do milho se expandiu para outras partes do mundo.”, o verbo na voz reflexiva poderia ser substituído por:

a) se apoiou

b) se completou

c) se difundiu

d) se restringiu

 

Questão 7 – No trecho acima, o verbo reflexivo “se expandiu” aponta para um fato:

a) ininterrupto

b) concluído

c) previsível

d) hipotético

 

Questão 8 – Na frase “[…] sua produção só perde para a do trigo e do arroz.”, foi empregada a voz ativa para indicar:

a) que o sujeito é agente da ação expressa pelo verbo “perde”.

b) que o sujeito é paciente da ação expressa pelo verbo “perde”.

c) que o sujeito é agente e paciente da ação expressa pelo verbo “perde”.

d) que o sujeito não é agente nem paciente da ação expressa pelo verbo “pede”.

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: