Atividade de português: Verbos no tempo presente – 7º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do sétimo ano, explora os verbos no presente. Vamos analisá-los no texto Quantas batidas o coração dá por minuto? Ficou curioso (a) para descobrir a resposta? Então, leia o texto e não deixe de estudar os verbos no tempo presente, viu?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Quantas batidas o coração dá por minuto?

    O coração bate normalmente de 60 a 100 vezes por minuto nas pessoas adultas! E o coração das crianças bate mais rápido que o coração dos adultos, sabia? O número de batidas do coração por minuto é chamado de frequência cardíaca.

    A frequência cardíaca pode variar de pessoa para pessoa, em pessoas de diferentes idades e pode ainda ser diferente em pessoas que fazem e em pessoas que não fazem atividades físicas. Quando corremos, brincamos ou fazemos algum esforço físico, a nossa frequência cardíaca pode aumentar porque nosso coração precisa bater mais e mais forte para mandar mais sangue para nosso corpo, que está fazendo o exercício!

    A gente pode contar quantas vezes o nosso coração bate por minuto e, assim, descobrir a nossa frequência cardíaca. Mas, como? Em alguns locais do nosso corpo, conseguimos sentir as batidas do coração através da pulsação das artérias, aqueles vasos que levam sangue do coração para as outras partes do corpo. A gente pode colocar o dedo indicador e o maior de todos no nosso punho, sentir a pulsação e contar! Não é difícil, você pode tentar!

Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org>.

 

Questões

 

Questão 1 – O título “Quantas batidas o coração dá por minuto?” apresenta um verbo empregado no tempo presente. Assinale-o:

a) “Quantas”

b) “batidas”

c) “dá”

d) “por”

 

Questão 2 – Em “O coração bate normalmente de 60 a 100 vezes por minuto nas pessoas adultas!”, o termo “normalmente” acrescenta ao verbo no presente “bate” uma circunstância de:

a) modo

b) tempo

c) lugar

d) intensidade

 

Questão 3 – No período “E o coração das crianças bate mais rápido que o coração dos adultos, sabia?”, o verbo no presente “bate” foi utilizado:

a) em uma conclusão.

b) em uma justificativa.

c) em uma exemplificação.

d) em uma comparação.

 

Questão 4 – Na oração “[…] que está fazendo o exercício!”, a locução no presente “está fazendo” tem como sujeito:

a) “algum esforço físico”.

b) “a nossa frequência cardíaca”.

c) “nosso coração”.

d) “nosso corpo”.

 

Questão 5 – Na passagem “Quando corremos, brincamos ou fazemos algum esforço físico […]”, os verbos no presente exprimem:

a) ações

b) estados

c) atributos

d) modos de ser

 

Questão 6 – No segmento “Em alguns locais do nosso corpo, conseguimos sentir as batidas do coração […]”, o sujeito do verbo no presente “conseguimos” aparece oculto. Identifique-o:

R.

 

Questão 7 – Na frase “Não é difícil […]”, o verbo no presente “é” está no modo indicativo para:

a) expressar um pedido.

b) expressar uma certeza.

c) expressar um conselho.

d) expressar uma hipótese.

 

Questão 8 – Os verbos no presente, analisados anteriormente, compõem um artigo que desempenha a função de:

a) noticiar

b) entreter

c) explicar

d) debater

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: