Atividade de português: Verbos no particípio – 8º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do oitavo ano, sobre os verbos no particípio. Vamos estudá-los por meio do texto Como se faz marshmallow? Então, responda às questões propostas!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Como se faz marshmallow?

    A receita para fazer marshmallow em casa é simples. Normalmente, leva água, açúcar e gelatina – algumas receitas também incluem claras em neve. Já para fazer o doce em grandes quantidades, o processo é mais complexo.

    Na indústria, os confeiteiros misturam água, açúcar e xarope de milho. Tudo isso é aquecido e recebe gelatina. Então, a massa é bombeada até um liquidificador que bate tudo bem rápido. Depois de ser resfriada, a mistura é transferida para uma máquina especial – onde é aquecida novamente e prensada. Por fim, a massa passa por buracos na parede da máquina e se torna uma corda. Uma faca automática corta tudo em pequenos cilindros. Para evitar que um marshmallow grude no outro, todos são polvilhados com amido de milho.

Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/>.

Questões

Questão 1 – O verbo está na forma de particípio na frase:

(     ) “A receita para fazer marshmallow em casa é simples.”

(     ) “Na indústria, os confeiteiros misturam água, açúcar e xarope de milho.”

(     ) “Então, a massa é bombeada até um liquidificador […]”

 

Questão 2 – No trecho “Tudo isso é aquecido e recebe gelatina.”, o particípio “aquecido” tem como sujeito a expressão “Tudo isso”. A que se refere essa expressão?

R.

 

Questão 3 – Sublinhe os particípios que compõem este fragmento do texto:

“Depois de ser resfriada, a mistura é transferida para uma máquina especial – onde é aquecida novamente e prensada. Por fim, a massa passa por buracos na parede da máquina e se torna uma corda.”

 

Questão 4 – Os particípios sublinhados acima têm como sujeito:

(     ) “a mistura”

(     ) “uma máquina especial”

(     ) “a massa”

 

Questão 5 – Na oração “[…] todos são polvilhados com amido de milho.”, a locução, formada pelo verbo “ser” mais o particípio “polvilhados”, foi flexionada no tempo presente do modo:

(     ) indicativo

(     ) subjuntivo

(     ) imperativo

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: