Atividade de português: Uso das preposições – 7º ano

    Atividade de português orienta para o estudo das preposições. Os alunos do sétimo ano do ensino fundamental são chamados a identificar as preposições e as relações de sentido estabelecidas por elas no emocionante texto Bezerro sem mãe. Vamos la´?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Bezerro sem mãe

    Foi numa fazenda de gado, no tempo do ano em que as vacas dão cria. Cada vaca toda satisfeita com o seu bezerro. Mas dois deles andavam tristes de dar pena: uma vaca que tinha perdido o seu bezerro e um bezerro que ficou sem mãe.

    A vaquinha até parecia estar chorando, com os peitos cheios de leite, sem filho para mamar. E o bezerro sem mãe gemia, morrendo de fome e abandonado.

    Não adiantava juntar os dois, porque a vaca não aceitava. Ela sentia pelo cheiro que o bezerrinho órfão não era filho dela, e o empurrava para longe.

    Aí o vaqueiro se lembrou do couro do bezerro morto, que estava secando ao sol. Enrolou naquele couro o bezerrinho sem mãe e levou o bichinho disfarçado para junto da vaca sem filho.

    Ora, foi uma beleza! A vaca deu uma lambida no couro, sentiu o cheiro do filho e deixou que o outro mamasse à vontade. E por três dias foi aquela mascarada. Mas no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o focinho no couro e puxou fora o disfarce. Lambeu o bezerrinho direto, como se dissesse: “Agora você já está adotado”.

    E ficaram os dois no maior amor, como filho e mãe de verdade.

Rachel de Queiroz [et al.]. “Meninos, eu conto”. Rio de Janeiro: Record, 2002.

 

Questões

Questão 1 – Assinale o propósito do texto acima:

a) debater um tema.

b) dar uma informação.

c) defender uma opinião.

d) contar uma história.

 

Questão 2 – O narrador expõe uma opinião sobre um fato em:

a) “Mas dois deles andavam tristes de dar pena […]”

b) “A vaquinha até parecia estar chorando, com os peitos cheios de leite […]”

c) “Não adiantava juntar os dois, porque a vaca não aceitava.”

d) “Mas no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o focinho no couro e puxou fora o disfarce.”

 

Questão 3 – No segmento “Ela sentia pelo cheiro que o bezerrinho órfão não era filho dela, e o empurrava para longe.”, os termos sublinhados têm como referente:

R:

 

Questão 4 – Observe:

“Bezerro sem mãe”

Identifique:

a) O termo principal: 

b) O termo dependente: 

c) A preposição que une os termos: 

d) A relação de sentido estabelecida pela preposição:

 

Questão 5 – No trecho “E o bezerro sem mãe gemia, morrendo de fome e abandonado.”,  preposição “de” exprime a relação de:

a) posse

b) causa

c) origem

d) modo

 

Questão 6 – A preposição “de” forma uma locução adverbial na frase:

a) “Mas dois deles andavam tristes de dar pena […]”

b) “[…] com os peitos cheios de leite […]”

c) “Mas no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o focinho no couro […]”

d) “[…] como filho e mãe de verdade.”

 

Questão 7 – “Foi numa fazenda de gado […]”. A palavra “numa” é resultado da contração:

a) da preposição “de” com o artigo “uma”.

b) da preposição “para” com o artigo “uma”.

c) da preposição “em” com o artigo “uma”.

d) da preposição “por” com o artigo “uma”.

 

Questão 8 – Assinale a passagem do texto em que preposição sublinhada expressa a relação de finalidade:

a) “Cada vaca toda satisfeita com o seu bezerro.”

b) “[…] sem filho para

c) “[…] e o empurrava para

d) “E por três dias foi aquela mascarada.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: