Atividade de português: Tempo verbal – 8º ano

    Atividade de português, indicada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, explora o tempo verbal.  Pretérito, presente ou futuro? Que tal analisar o papel que desempenham no texto sobre o livro O mistério do caderninho preto, escrito por Ruth Rocha? Então, responda às variadas questões propostas a seguir!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

O mistério do caderninho preto

    Maria Emília tem quinze anos e resolveu escrever um livro baseado na sua vida escolar. Como um dos seus professores, o Batista, vivia rabiscando coisas num caderninho preto, ela teve a ideia de criar um mistério em torno disso. O que será que o Batista tanto anotava? As más criações dos alunos? Ou não tinha nada a ver com a escola? E se os personagens roubassem o caderninho pra descobrir o que tinha nele?

    Acontece que muitas vezes a vida imita a arte: um dia o caderninho do Batista sumiu e fatos estranhos começaram a acontecer. Maria Emília e Miguel, seu amigo que lia tudo o que ela escrevia e dava palpites para ajudá-la, ficaram espantados — como podia ser? — e decidiram resolver o mistério…

    Neste romance saboroso — em que se trata com naturalidade de Julio Cortázar, J. D. Salinger e Clarice Lispector, da mesma forma que de ideias aparentemente cabeludas como narrador e coerência textual —, Ruth Rocha coloca o leitor dentro da cabeça dos escritores, estabelece relações complexas entre ficção e realidade e abre sem dúvida muitas portas no mundo (verdadeiro, imaginado) dos adolescentes.

Disponível em: <http://www.ruthrocha.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Como um dos seus professores, o Batista, vivia rabiscando coisas num caderninho preto […]”, o verbo no pretérito “vivia” aponta:

a) para uma ação hipotética do professor Batista.

b) para uma ação previsível do professor Batista.

c) para uma ação contínua do professor Batista.

d) para uma ação encerrada pelo professor Batista.

 

Questão 2 – No segmento “E se os personagens roubassem o caderninho pra descobrir o que tinha nele?”, o verbo “roubassem” exprime:

a) uma suposição

b) uma ordem

c) uma dúvida

d) uma certeza

 

Questão 3 – Observe os verbos sublinhados neste fragmento do texto:

“[…] um dia o caderninho do Batista sumiu e fatos estranhos começaram a acontecer.”

 

Pode-se afirmar que esses verbos foram flexionados no tempo:

a) futuro do pretérito

b) pretérito mais-que-perfeito

c) pretérito perfeito

d) pretérito imperfeito

 

Questão 4 – Na oração “[…] ficaram espantados […]”, o verbo no pretérito “ficaram” indica:

a) uma ação de Maria Emília e Miguel.

b) um estado de Maria Emília e Miguel.

c) uma característica de Maria Emília e Miguel.

d) um modo de ser de Maria Emília e Miguel.

 

Questão 5 – No trecho “[…] coloca o leitor dentro da cabeça dos escritores […]”, o sujeito do verbo no presente “coloca” é:

a) “Julio Cortázar”

b) “J. D. Salinger”

c) “Clarice Lispector”

d) “Ruth Rocha”

 

Questão 6 – No segmento “[…] abre sem dúvida muitas portas no mundo (verdadeiro, imaginado) dos adolescentes.”, o verbo no presente “abre” foi empregado no modo:

a) indicativo

b) subjuntivo

c) imperativo afirmativo

d) imperativo negativo

 

Questão 7 – Analise com atenção as frases. Em seguida, assinale aquela que apresenta um verbo no futuro:

a) “Maria Emília tem quinze anos e resolveu escrever um livro baseado na sua vida escolar.”

b) “[…] ela teve a ideia de criar um mistério em torno disso.”

c) “O que será que o Batista tanto anotava?”

d) “Ou não tinha nada a ver com a escola?”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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