Atividade de português: Sujeito simples – 1º ano do ensino médio

    Atividade de português, dirigida aos alunos do primeiro ano do ensino médio, aborda o sujeito simples. Sabe quando um sujeito é simples? Quando apresenta somente um núcleo! Que tal esmiúça-lo no texto sobre A preá catarinense? Para isso, responda às variadas questões propostas e, de quebra, você vai conhecer melhor essa espécie animal! Vamos lá?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

A preá catarinense

    Restam somente cerca de 42 animais que vivem em um espaço de aproximadamente quatro hectares (o equivalente a cerca 19 campos de futebol). Encontrada apenas na maior das pequenas Ilhas Moleques do Sul, a preá de Santa Catarina (Cavia intermedia) é classificada como criticamente em perigo pelas listas de organizações da área nacionais e internacionais, como a do programa Edge of Existence (limite da existência), uma iniciativa voltada para a conservação de espécies distintas evolutivamente e em risco globalmente.

    Essa pequena preá mede cerca de 25cm e pesa pouco mais de meio quilo. Alimenta-se de gramíneas. Reproduz-se durante o ano inteiro e a gestação dura dois meses. Cada fêmea pare de um a dois filhotes. Estes nascem com metade do tamanho do adulto e demoraram mais tempo para amadurecer do que as espécies do continente.

    A preá de Santa Catarina separou-se dos porquinhos da Índia do continente há cerca de 8 mil anos, quando o aumento dos níveis do mar levou ao isolamento das Ilhas Moleques do Sul. Desde então, desenvolveu várias adaptações para a vida em um espaço pequeno, como alta densidade populacional e estrutura etária estável.

    Com uma população tão pequena, o incesto é a norma. Cientistas afirmam que o grupo apresenta uma das menores diversidades genéticas do reino animal. Cruzamentos consanguíneos costumam dar origens a proles com algum tipo de deformação.

    Mas esse não é o caso das preás de Santa Catarina, que se adaptaram à sobrevivência em um pequeno grupo. Os cruzamentos que poderiam gerar filhotes com defeitos já ocorreram e os alelos (variações do mesmo gene) problemáticos foram eliminados pela seleção natural.

    Embora a ilha esteja situada dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, é muito procurada como local de acampamento e pesca. Já foram registrados incêndios causados pelo homem, bem como a introdução de espécies exóticas, como cabras. […]

Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – Aponte o sujeito simples:

a) “[…] a preá de Santa Catarina (Cavia intermedia) é classificada […]”

b) “Alimenta-se de gramíneas.”

c) “Reproduz-se durante o ano inteiro […]”

d) “Desde então, desenvolveu várias adaptações para a vida em um espaço pequeno […]”

 

Questão 2 – Grife o núcleo do sujeito simples:

“Essa pequena preá mede cerca de 25cm […]”

 

Questão 3 – Na passagem “Estes nascem com metade do tamanho do adulto […]”, o sujeito simples é um pronome:

a) pessoal que retoma um termo anterior.

b) relativo que retoma um termo anterior.

c) indefinido que retoma um termo anterior.

d) demonstrativo que retoma um termo anterior.

 

Questão 4 – No período “Com uma população tão pequena, o incesto é a norma.”, a parte que antepõe o sujeito simples desempenha a função de:

a) aposto

b) adjunto adverbial

c) adjunto adnominal

d) complemento nominal

 

Questão 5 – Na oração “[…] os alelos (variações do mesmo gene) problemáticos foram eliminados pela seleção natural.”, o sujeito simples é:

a) agente da ação expressa pela locução verbal.

b) paciente da ação expressa pela locução verbal.

c) agente e paciente da ação expressa pela locução verbal.

d) nenhuma das opções anteriores.

 

Questão 6 – Na parte “Embora a ilha esteja situada dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro […]”, a conjunção que antecede o sujeito simples exprime:

a) uma concessão

b) um contraste

c) uma condição

d) uma comparação

 

Questão 7 – Em “A preá de Santa Catarina separou-se dos porquinhos […]”, o verbo grifado:

a) indica a voz ativa do sujeito simples.

b) indica a voz passiva analítica do sujeito simples.

c) indica a voz passiva pronominal do sujeito simples.

d) indica a voz reflexiva do sujeito simples.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: