Atividade de português: Sujeito composto – 8º ano

    Atividade de português, direcionada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, explora o sujeito composto. Quando um sujeito se classifica dessa forma? Quando tem mais de um núcleo, isto é, mais de uma palavra principal. Vamos analisar os sujeitos compostos no texto que nos conta a História do Sal? Para tanto, responda às variadas questões propostas a seguir!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

PROF:                                                                                                                                                  TURMA:

NOME:

Leia:

História do sal

    Podemos constatar a importância do papel desempenhado pelo sal, através dos registros da História da humanidade. A sua produção e utilização podem ser encontradas em ilustrações e escritos que datam do início da civilização.

    A salga dos alimentos já era um costume bastante difundido no Egito, cerca de 4 mil anos antes da era cristã. Os gregos e os romanos utilizavam o sal, também, como moeda para suas operações de compra e venda. A palavra latina “salário” deriva do sal, uma vez que em sal se pagava uma parte do ganho das legiões romanas. Ainda hoje um dos principais acessos de Roma se chama “Via Salaria”, pois era por esse caminho que chegavam as caravanas trazendo sal para a capital do império.

    Até o século 18, a ordem de precedência dos comensais num banquete era indicada em relação ao saleiro de prata maciça colocado na mesa. À cabeceira, acima do sal, sentavam-se o anfitrião e os convidados mais ilustres. Os menos nobres ficavam abaixo do sal, mais distantes do anfitrião.

    No final do século 19 e começo do século 20, o sal, além de ser usado como condimento e produto medicinal, passou a ser uma das matérias-primas essenciais para a indústria química e têxtil. O seu emprego hoje é extremamente variado. É utilizado para a produção de cloro, soda cáustica, barrilhas, ácido clorídrico, vidro, alumínio, plásticos, borracha, hidrogênio, celulose e outras centenas de produtos das indústrias químicas, metalúrgicas, de alimentos e diversas outras.

    Desde a Idade Média, os europeus fizeram fortunas com o tempero e introduziram o hábito de consumi-lo no Brasil.

    A exploração do Sal no Brasil só teve início a partir de 1801.

Disponível em: <http://correiogourmand.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique a oração em que o sujeito é composto:

(     ) “A sua produção e utilização podem ser encontradas em ilustrações […]”

(     ) “Os menos nobres ficavam abaixo do sal, mais distantes do anfitrião.”

(     ) “Desde a Idade Média, os europeus fizeram fortunas com o tempero […]”

 

Questão 2 – Um sujeito é composto quando apresenta mais de um núcleo. Na oração identificada anteriormente, os núcleos do sujeito composto são:

(     ) adjetivos.

(     ) pronomes.

(     ) substantivos.

 

Questão 3 – No primeiro parágrafo do texto, o verbo “datam” refere-se a um sujeito composto. Assinale-o:

(     ) “registros da História da humanidade”.

(     ) “A sua produção e utilização”.

(     ) “ilustrações e escritos”.

 

Questão 4 – Sublinhe o sujeito composto neste segmento do texto:

“Os gregos e os romanos utilizavam o sal, também, como moeda para suas operações de compra e venda.”

 

Questão 5 – No segmento acima, o verbo exprime:

(     ) uma ação do sujeito composto.

(     ) um estado do sujeito composto.

(     ) uma característica do sujeito composto.

 

Questão 6 – Releia este período do texto:

“À cabeceira, acima do sal, sentavam-se o anfitrião e os convidados mais ilustres.”

O sujeito do verbo “sentavam-se” é:

(     ) oculto.

(     ) simples.

(     ) composto.

 

Questão 7 – Os sujeitos compostos, analisados ao longo das questões anteriores, estão presentes em um texto com fins:

(     ) didáticos.

(     ) científicos.

(     ) jornalísticos.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: