Atividade de português: Sinais de pontuação – 8º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do oitavo ano, visa ao estudo dos sinais de pontuação. Eles são indispensáveis à escrita dos textos, não é verdade? Vamos analisá-los? Então, responda às questões com base no texto Como surgiu a sexta-feira 13. De propósito, o título foi transcrito sem o sinal de pontuação… Que tal identificá-lo? 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:    

Leia:

Como surgiu a sexta-feira 13

    Uma das explicações para a superstição está na história de Jesus Cristo: ele teria sido crucificado numa sexta-feira e, na última ceia com os apóstolos, haveria 13 pessoas à mesa. Outra teoria está na mitologia nórdica, onde Loki, o espírito do mal e da discórdia, teria invadido um banquete para 12 deuses e causado a maior confusão (ele seria o 13º). A data também pode estar relacionada com a prisão dos cavaleiros templários (ordem de cavalaria que foi poderosa na Europa) em uma sexta-feira 13, por ordem de Felipe, o belo, rei da França, em 1307.

Disponível em: <http://recreio.uol.com.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – Note que o título do texto foi transcrito sem um sinal de pontuação. Assinale a alternativa em que ele foi acrescentado corretamente:

(     ) “Como surgiu a sexta-feira 13!”

(     ) “Como surgiu a sexta-feira 13.”

(     ) “Como surgiu a sexta-feira 13?”

 

Questão 2 – Pode-se afirmar que os dois-pontos introduzem:

(     ) uma conclusão

(     ) uma comparação

(     ) uma explicação

 

Questão 3 – No primeiro período do texto, as vírgulas indicam:

(     ) uma omissão

(     ) uma inserção

(     ) uma enumeração

 

Questão 4 – A informação nos parênteses desempenha a função sintática de:

(     ) aposto

(     ) adjunto adnominal

(     ) complemento nominal

 

Questão 5 – O ponto final foi empregado no texto para encerrar:

(     ) orações

(     ) frases

(     ) períodos

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: