Atividade de português: Conjunções adversativas – 8º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do oitavo ano, propõe o estudo da conjunções adversativas. Você sabia que elas podem indicar um contraste de ideias, uma ressalva ou uma compensação? Vamos aprender? As questões baseiam-se no texto Sapateiros têm dificuldades para exercer profissão.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em: 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Sapateiros têm dificuldades para exercer profissão

    Os sapateiros atuais não são mais aqueles que fabricam calçados, mas sim consertam.

    A profissão de sapateiro, como fabricante de sapatos, está praticamente extinta. O sapato sob medida, entretanto, passou a ser coisa do passado. Mesmo assim, encontramos alguns remanescentes dessa técnica pelo caminho. A razão dessa extinção se dá pela industrialização e produção em série, que tomaram conta do mercado. Nesse caso, as pessoas não fazem mais sapatos personalizados, _________ compram prontos nas lojas.

Disponível em: <http://ctonline.com.br/noticias_leitura>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique a frase que contém uma conjunção adversativa. Em seguida, grife-a:

(     ) “A profissão de sapateiro, como fabricante de sapatos, está praticamente extinta.”

(     ) “O sapato sob medida, entretanto, passou a ser coisa do passado.”

(     ) “A razão dessa extinção se dá pela industrialização e produção em série […]”

 

Questão 2 – A conjunção adversativa, assinalada na questão anterior, indica:

(     ) um contraste de ideias criado por quem escreveu o texto.

(     ) uma ressalva feita por quem escreveu o texto.

(     ) uma compensação apresentada por quem escreveu o texto.

 

Questão 3 – No período “Mesmo assim, encontramos alguns remanescentes dessa técnica pelo caminho.”, a locução em destaque poderia ser substituída por:

(     ) Além disso

(     ) Por conseguinte

(     ) Apesar disso

 

Questão 4 – O espaço, sinalizado no texto, deve ser preenchido com uma conjunção adversativa. Identifique-a:

(     ) “mas”

(     ) “pois”

(     ) “por isso”

 

Questão 5 – No último período do texto, a conjunção identificada acima une:

(     ) termos de uma mesma oração.

(     ) duas orações.

(     ) três orações.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: