Atividade de português: Questões sobre conjunções – 9º ano

    Atividade de português, proposta a alunos do nono ano do ensino fundamental, com questões que propõe o estudo das conjunções. Os alunos são orientados a identificar as conjunções e a as relações de sentido, por elas estabelecidas, na construção do reflexivo texto Dentro de nós, a alegria, escrito por Ivan Martins.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Dentro de nós, a alegria

    A alegria vem de dentro ou de fora de nós? A pergunta me ocorre no meio de um bloco de carnaval, enquanto berro os versos imortais de Roberto Carlos, cantados em ritmo de samba: “Eu quero que você me aqueça neste inverno, e que tudo mais vá pro inferno”.

    Estou contente, claro. Ao meu redor há um grupo de amigos e uma multidão ruidosa e colorida. Ainda assim, a resposta sobre a alegria me ilude. Meu coração sorri em resposta a essa festa ou acha nela apenas um eco do seu próprio e inesperado contentamento?
    Embora simples, a pergunta não é trivial. Se sou capaz de achar em mim a alegria, a vida será uma.  Se ela precisa ser buscada fora, permanentemente, será outra, provavelmente pior.

    Penso no amor, fonte permanente de júbilo e apreensão.

    Quando ele nos é subtraído, instala-se em nós uma tristeza sem tamanho e sem fim, que tem o rosto de quem nos deixou. Ela vem de fora, nos é imposta pelas circunstâncias, mas se torna parte de nós. Um luto encarnado. Um milhão de carnavais seriam incapazes de iluminar a escuridão dessa noite se não houvesse, dentro de nós, alguma fonte própria de alegria. Nem estaríamos na rua, se não fosse por ela. _________ nos animaríamos a ver de perto a multidão. Ficaríamos em casa, esmagados por nossa tristeza, remoendo os detalhes do que não mais existe. Ao longe, ouviríamos a batucada, e ela nos pareceria remota e alheia.

    Nossa alegria existe, entretanto. Por isso somos capazes de cantar e dançar quando o destino nos atinge.

    […]

    Se a alegria vem de dentro ou de fora? De dentro, claro. Mas seu sintoma mais bonito é nos jogar para fora, de encontro à música e à dança do mundo, ao encontro de nós mesmos.

Ivan Martins. Disponível em: <www.epoca.globo.com>.

 

Questões

Questão 1 – Assinale a passagem do texto em que a conjunção foi corretamente identificada nos parênteses:

a) “A alegria vem de dentro ou de fora de nós?” (conjunção alternativa)

b) “[…] e que tudo mais vá pro inferno”. (conjunção adversativa)

c) “[…] instala-se em nós uma tristeza sem tamanho e sem fim […]” (conjunção explicativa)

d) “Nossa alegria existe, entretanto.” (conjunção conclusiva)

 

Questão 2 – No período “Ainda assim, a resposta sobre a alegria me ilude.”, a conjunção em evidência poderia ser substituída por:

a) Apesar disso

b) Por conseguinte

c) Mas também

d) Desde que

 

Questão 3 – No segmento “_________ nos animaríamos a ver de perto a multidão.”, o autor estabelece a relação de adição de ideias. Por isso, o espaço sinalizado deve ser preenchido com a conjunção:

a) Contudo

b) Portanto

c) Nem

d) Porquanto

 

Questão 4 – Na passagem “Por isso somos capazes de cantar e dançar quando o destino nos atinge.”, a conjunção em destaque indica:

a) uma comparação

b) uma conclusão

c) uma explicação

d) uma condição

 

Questão 5 – No trecho “Mas seu sintoma mais bonito é nos jogar para fora […]”, a palavra “mais” funciona como:

a) conjunção aditiva

b) conjunção adversativa

c) pronome indefinido

d) advérbio de intensidade

 

Questão 6 – Aponte a grafia do “porquê” que completa a lacuna da frase a seguir, funcionando como conjunção explicativa:

Cantava e dançava ___________ estava muito feliz!

a) por que

b) porquê

c) porque

d) por quê

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: