Atividade de português: Advérbios de tempo – 7º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, visa ao estudo dos advérbios de tempo. As questões propostas baseiam-se no texto Dieta sem glúten pode interferir negativamente na sua saúde? Você sabe a resposta? Então, não deixe de ler o texto e responder às questões!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Dieta sem glúten pode interferir negativamente na sua saúde?

    A alergia ao Trigo consiste na resposta imunológica desencadeada pelo consumo de qualquer uma das proteínas presentes no trigo. Em geral, os sintomas se manifestam imediatamente ou dentro de até 2 horas após a ingestão do trigo. A reação alérgica se caracteriza, sobretudo, por sintomas cutâneos, como urticária, manifestações gastrointestinais, respiratórias ou até a anafilaxia. Diferentemente da doença celíaca, indivíduos com alergia ao trigo, portanto, podem fazer o consumo da cevada e do centeio.

    Atualmente, muitos profissionais de saúde e não profissionais têm incentivado indiscriminadamente a dieta sem glúten para indivíduos saudáveis sem doença celíaca ou alergia ao trigo. Recentemente, o resultado de uma pesquisa da Universidade de Harvard, que avaliou quase 200.000 pessoas por 30 anos, constatou que indivíduos que seguiam a dieta sem glúten tinham risco 13% mais alto de desenvolver diabetes tipo 2.

Clarissa Fujiwara e Renata Bressan. Disponível em: <http://www.abeso.org.br>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – “[…] os sintomas se manifestam imediatamente ou dentro de até 2 horas após a ingestão do trigo”. Identifique o advérbio de tempo que compõe essa parte do texto:

R:

 

Questão 2 – O advérbio de tempo, identificado na questão anterior, modifica o sentido de:

(     ) um verbo

(     ) um adjetivo

(     ) um advérbio

 

Questão 3 – O advérbio sublinhado indica a noção de tempo em:

(     ) “Dieta sem glúten pode interferir negativamente na sua saúde?”

(     ) “Diferentemente da doença celíaca, indivíduos com alergia ao trigo […]”

(     ) “Atualmente, muitos profissionais de saúde e não profissionais têm incentivado […]”

 

Questão 4 – Aponte o advérbio que indica o tempo, relativo à divulgação do resultado, de uma pesquisa na Universidade de Harvard:

R:

 

Questão 5 – Na frase “Recorrentemente, muitos profissionais e não profissionais têm incentivado uma alimentação sem glúten.”, o advérbio “recorrentemente” exprime:

(     ) modo

(     ) tempo

(     ) afirmação

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: